ENTREVISTA ESPECIAL : Jammil e uma Noites

Celebrando grandes conquistas
Com nova formação, mas a mesma pegada, banda baiana assume lugar importante na cena musical

jammil1.jpg (25216 bytes)
Foto: Robson Senne

Pop, rock e axé. Essa é a mistura de ritmos do Jammil e uma Noites, uma banda que a cada dia se torna expoente da cena baiana e vem celebrando grandes conquistas. Criada desde 1997, o Jammil incendeia uma legião de fãs por onde passa tanto na Bahia como no resto do Brasil que já cantou e dançou muito ao som de Praieiro, Ê Saudade, Milla e  tantos outros hits do grupo que ficaram marcados na música nacional. Mesmo diante da mudança de vocalista ocorrida em 2011 (saiu Tuca Fernandes e entrou Levi Lima), o grupo continua com a mesma alegria, entusiasmo e pegada de sempre. Levi, inclusive, ao entrar para a banda, já se sentiu em casa tamanha foi a excelente recepção dada a ele pelos músicos e por Manno Góes, co-fundador do grupo e agora sócio do Jammil. Ciente de sua responsabilidade, ele agora faz bonito no palco ou no trio elétrico e consegue atingir seu primeiro objetivo desde que entrou: mostrar que o Jammil e uma Noites continua com força total desde os tempos em que foi fundado.

A mistura de ritmos sempre foi um traço marcante na trajetória do Jammil. Aos poucos foi ganhando ares de modernidade e maturidade, fortalecendo o movimento Axé Music e se tornando uma banda audaciosa, que conseguiu alçar vôos mais altos, conquistando o público em todo o país e fora dele também. O primeiro CD lançado em 1997 e intitulado Tanta Coisa Mudou, mostrou para a cena baiana que estava surgindo um grupo de primeira qualidade e que não faria figuração no mercado. A partir daí o grupo deslanchou e foi presença constante na música nacional Iria marcar presença constante na música nacional. Só pra ter idéia, o Jammil  é um dos grupos mais requisitados para os carnavais de todo o país.

A banda acumula em sua trajetória inúmeros sucessos. A maioria deles por conta do baixista e compositor Manno Góes, que desde agosto do ano passado já não está mais nos palcos como músico. Suas canções estão imortalizadas não só no repertório da banda, como também no set list de outros artistas e no imaginário de milhões de fãs. Na sua nova formação, tendo a frente o vocalista e letrista Levi Lima, o Jammil ficou ainda mais forte. Seu talento e bom gosto podem ser conferidos em canções já consagradas como: Colorir Papel (sucesso na novela Fina Estampa), Palácios e Castelos (gravada pelo cantor sertanejo Luan Santana), além de outras que foram feitas para diversos cantores, e o mais recente Celebrar. Na play-list do Jammil e que leva a assinatura de Manno Góes, se destacam: Praieiro, Minha Estrela, Milla, Ê, Saudade, De Bandeja, Tchau, I Have To Go Now, É Verão, Onde Tem Balada e muitas outras.

Atualmente, a banda prepara a gravação do novo DVD com os maiores destaques da história do Jammil e Uma Noites. Além disso, o grupo também já está focado na folia baiana. Tanto que lançou recentemente a música Grudou que promete ser o hit do Carnaval de Salvador. A canção é de autoria de Levi e Rubem Tavares, com arranjos de Márcio Victor (vocalista do Psirico) com Levi e Luis Lacerda. Márcio também gravou bateria e toda a percussão em estúdio.

Com média de 160 shows ao ano, com participações nos maiores festivais e micaretas do país, o grupo comanda até esse mês seu projeto verão, com a “Noite Praieira”, evento que já é o mais badalado de Salvador, para público seleto, na cobertura do Hotel Pestana e parceria com a Revista Contigo. Vale lembrar também que, no carnaval baiano, Levi Lima ficará à frente do Bloco Praieiro, que desfila no domingo e na segunda-feira no circuito Barra-Ondina. Sem dúvida alguma, uma celebração !

Para falar mais sobre isso e tudo que está se passando pelo Jammil entrevistamos o próprio Levi Lima. Confira toda entrevista na íntegra !

Site:

http://www.jammileumanoites.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 14/02/2014

1) Qual o balanço que você faz desses 16 anos de estrada do Jammil?

Entrei no grupo há dois anos e sempre fui fã da banda. Estamos dando continuidade aos projetos e conquistando novos horizontes a cada dia. O legal é que o Jammil tem um conteúdo musical que alegra e faz pensar.


Foto: Sércio Freitas/Divulgação

2) O que representou sua entrada no grupo?

A continuidade dos sonhos e projetos. Estamos conquistando novos fãs e novas experiências. O aprendizado e a prática diariamente me inspiram nessa jornada.

3) Em falar nisso, vocês emplacaram 3 músicas em novelas globais através das composições suas. Esperava essa repercussão ?

Quando compus "Colorir Papel", fiquei sonhando em ouvi-la em uma novela! Quando entrei no Jammil logo meu empresário veio com a notícia de que os diretores de Fina Estampa estavam interessados na canção. Fiquei muito feliz e a música acabou fazendo grande sucesso! Depois compus "Celebrar" com o Manno Góes e emplacamos em Salve Jorge! A música também está fazendo um grande sucesso. E agora compus "Dançando na Garoa" com meu amigo Rubem Tavares, que emplacamos em Amor à Vida. São sonhos e alegrias seguidas. O legal é que agora as novelas estão passando em Portugal e abrindo um novo mercado para nós. Isso tudo fomenta a continuidade do sucesso do Jammil e deixa a todos nós muito felizes e animados para continuar a todo vapor!

4) Com média de 160 shows ao ano, com participações nos maiores festivais e micaretas do país, o grupo retoma de setembro a fevereiro seu projeto verão, com a “Noite Praieira”. Fale um pouco desse projeto.

Realmente são muitos shows ao longo do ano. A "Noite Praieira" é um projeto especial porque é uma grande visita de amigos ao show do Jammil. O cenário é a cobertura de um grande hotel em Salvador. E o público é agraciado com a participação desses artistas com os quais construí grandes amizades. Já foram os amigos do Pollo, Xandy do Harmonia, Tomate, Saulo Fernandes e os próximos serão Pablo e Alexandre Peixe. Até o carnaval ainda teremos muitos convidados e muitas edições desse projeto que já é um grande sucesso na noite soteropolitana.

5) O que você está achando do mercado do axé music no país ?

O mercado que engloba o Axé e os demais gêneros musicais brasileiros é o mercado do entretenimento. Esse mercado oscila naturalmente em função das crises do nosso país. O legal é se posicionar bem e ter ideais. A música sempre fará parte da vida das pessoas.

6) Entre os projetos para 2014, está a gravação do novo DVD do grupo, com os maiores sucessos da história do Jammil. Fale um pouco sobre ele.

Estamos na fase inicial de planejamento desse DVD. Nele queremos apresentar clássicos da banda, os novos sucessos e músicas inéditas em um repertório dinâmico e alegre. Em breve estaremos divulgando mais detalhes.

7) O último DVD da banda, Jammil Na Real, foi indicado na categoria “Melhor Álbum de Músicas de Raízes Brasileiras” ao Grammy Latino 2012 e desde então, Levi e Manno se tornaram membros votantes da academia do Grammy. O que representou esse momento pra banda ?

Esse foi um grande passo para o grupo. Fiquei muito feliz por ser o meu primeiro DVD e já ter essa oportunidade de indicação do Grammy Latino. Fui até Las Vegas participar da cerimônia de premiação e acompanhar tudo de perto. Espero viver novamente essa experiência e desbravar esses novos campos que a música nos apresenta.


Foto: Sércio Freitas/Divulgação


Foto: Sércio Freitas/Divulgação

 

8) O grupo já começou os preparativos para o Carnaval 2014 em Salvador ?

Nosso Bloco "Praieiro" sairá dois dias nesse carnaval em um horário privilegiado, terceiro da fila no circuito Barra-Ondina. Já estamos preparando tudo para receber nossos fãs de todo o país! Vamos celebrar bastante!!

9) Quais os próximos passos dentro da música que vocês estão preparando, além do novo DVD ?

Continuar os shows pelo país e focar nas composições para o DVD.

10) Qual a mensagem que você deixa para todos os fãs espalhados pelo país a fora ?

Obrigado pelo carinho e respeito! Vocês fazem toda diferença e a cada dia espero retribuir esse carinho!

 

|| REPORTAGENS ANTERIORES ||

» Agnaldo Timóteo » Leo Jaime
» Alex Cohen » LS&D
» Alexandre Peixe » Luciana Mello
» Amor Maior » Luiz Ayrão
» Ana Carolina » Lula Barbosa
» Angra » Márcio Greyck
» As Galvão » Markinhos Moura
» A Zorra » Maskavo
» Batom na Cueca » MC Buchecha
» Belo » Meninas Cantoras de Petrópolis
» Beto Guedes » Miltinho Edilberto
» Bicho de Pé » Milton Guedes
» Biro do Cavaco » Nação Zumbi
» Brucelose » Nando Cordel
» Bruno Coimbra » Natiruts
» Byafra » Negra Li
» Carlos Lyra » Negritude Jr.
» Casaca » Neguinho da Beija-Flor
» Casuarina » Netinho
» Catedral » Nila Branco
» Cecéu Muniz » Nu Batuque
» Cidadão Quem » O Salto
» Cídia & Dan » Papas da Língua
» Cláudio Nucci » Patchanka
» Cogumelo Plutão » Pato Fu
» Dallas Country » Patricia Coelho
» Daniel Gonzaga » Patricia Marx
» Detonautas » Paulinho Mocidade
» Dora Vergueiro » Paulinho Moska
» Dominguinhos » Pedro Camargo Mariano
» Dorina » Pery Ribeiro
» Eduardo Araújo » Pique Novo
» Edu Krieger » Pitty
» Edvaldo Santana » Placa Luminosa
» Eletrosamba » PR.5
» Evinha e Trio Esperança » Quinteto em preto e Branco
» Fael di Sampa » Quarteto em Cy
» Falamansa » Grupo Relíquia
» Família Lima » Rastapé
» Favela Social » Régis Danese
» Fernanda Porto » Ricardo Chaves
» Fernando Mendes » RPM
» Finis Africae » Saia Rodada
» Frank Aguiar » Saiddy Bamba
» Fred Martins » Sambaí
» Fundo de Quintal » Sidney Magal
» Golden Boys » Sylvinho Bláu Bláu
» Geraldo Azevedo » Sorriso Maroto
» Hyldon » Tânia Mara
» Imaginasamba » Teresa Cristina
» Inimigos da HP » The Fevers
» Inimigos do Rei » Tihuana
» Ivo Pessoa » Tribo de Jah
» Joanna » Trio Virgulino
» João Bosco » Tunai
» João Neto & Frederico » Uns e Outros
» Jorge Mautner » Vagabundos
» Jorge Vercilo » Vander Lee
» José Augusto » Vinicius Cantuária
» Kiko Zambianchi » Vinny
» Kleiton & Kledir » Vixe Mainha
» Lady Zu » Zeca Baleiro
» Lampirônicos » Zé Henrique & Gabriel
» Leila Pinheiro » Zé Renato
» Leno

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR