ENTREVISTA ESPECIAL :    Família Lima

Dedicação e amor à música

Com muito trabalho e união, Família Lima atinge espaço importante na música

 

Família Lima: Um quinteto que está trazendo a música erudita de volta às paradas

 

Eles já foram atração nos Estados Unidos, Europa e inclusive já se apresentaram para o Papa João Paulo II. No Brasil, o trabalho que vem desepenhando na música tem alcançado bastante êxito. Estamos falando do grupo composto  por José Carlos Lima, os filhos Amon-Rá, Moisés e Lucas, e o sobrinho Allen, que, juntos, formam a Família Lima. Esse quinteto do Rio Grande do Sul tem uma importância muito grande pra música. Eles conseguiram provar, para todos, que a música erudita tem ainda um espaço nesse mercado competitivo e que o gênero não é tão simples quanto parecia ser.

O grupo formado despontou para a mídia no final dos anos 90. Mas a origem da banda vem da época em que José Carlos (ou Zeca) era adolescente e começou a estudar violino. Depois, já casado e com filhos, montou uma escola de educação musical para crianças, na cidade de Porto Alegre, e logo colocou seus pupilos para aprender diversos instrumentos. A primeira apresentação como Família Lima foi no município de Morro Reuter, onde nasceu a família de Lorena. Daí em diante, a trajetória do grupo foi vertiginosa. Em 1994, shows no Principado de Andorra, em Madri, em Barcelona, na Ilha de San Andrès - no Caribe - e em Los Angeles. No ano seguinte, Viena e Innsbruck, na Áustria, e de novo Espanha, na cidade de Granada. Em 1996, Nova York e Washington.

A estréia em disco ocorreu apenas em 1998, com um repertório clássico que incluiu “Granada” e a ária “Brindisi” (da ópera La Traviata). Tudo com uma levada pop, impressa principalmente em faixas como “Primeiro Amor”. Um ano depois, chegou às lojas e primeiro ao vivo da banda. O álbum foi registrado na casa de espetáculos Canecão (no Rio de Janeiro) e novamente mesclou canções tradicionais (“Primavera”, trecho de As Quatro Estações de Vivaldi), sucessos operísticos (“Con Te Partiro”, de Andrea Bocelli) e pérolas populares do calibre de “My Heart Will Go On” (tema de Titanic).

No ano 2000, a Família Lima assinou contrato com a Abril Music e produziu Pra Você, álbum mais pop, que emplacou faixas como “Escrito no Céu” (releitura de Elton John) e a italianíssima “Funiculi Funicula”. Em 2001, a banda voltou forte com o grandioso “Gira o Mundo”, trabalhou com o hit “Não Posso Esquecer” e a imbatível “Eleonor Rigby”. Atualmente estão com um trabalho recheado de músicas italianas, que mostra a evolução desse grupo e sua ascensão na música.

Desde que conquistou o público com um repertório que inclui de Beethoven a MPB, a Família Lima mal põe os pés em casa. Envolvidos em turnês dentro e fora do Brasil, com uma agenda apertada de gravações, eles estão a mil por hora para mostrarem seu novo trabalho a seus fãs e encantarem por onde passam. Mesmo assim, eles arrumaram um tempinho e nos concederam uma entrevista bem interessante. Confira, abaixo, tudo que eles viveram e estão vivendo !

Site: http://www.familialima.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 25/11/2003

1) Vocês estão juntos desde 1993 e de lá pra cá conseguiram atingir o reconhecimento rapidamente. Qual o segredo desse sucesso?

Não existe segredo, muito menos fórmula para o sucesso. Na verdade o que existe de concreto mesmo, não só para chegar ao sucesso na música mas em qualquer outra área profissional é muito trabalho, dedicação e amor naquilo que você se propõe a fazer. Família Lima é isso, muito trabalho, dedicação diária e amor.

2) A música erudita no Brasil é pouco difundida. Em algum momento vocês temeram não conseguir um êxito na carreira trabalhando com este tipo de música?

Não há medo, pois assim como muitos artistas já disseram, não há como agradar a todos, mas quem sabe a maioria... O mais importante é você ser autêntico, fazer aquilo que gosta e acreditar ser bom e instrutivo aos outros.

O sucesso é marcante em qualquer lugar que se apresentam

3) Fale sobre o mais recente CD, em italiano, lançado pela Família Lima.

Este CD é nosso orgulho, pois tivemos toda liberdade artística para fazermos os arranjos e a escolha de repertório. Mesmo dentro de um gênero (italiano) conseguimos expandir os arranjos para vários estilos tais como: rock, clássico e romântico. Foi um sucesso graças os quases 6 meses de pesquisa de repertório, estudo na dicção das letras, arranjos, gravação e mixagem. É o fruto de nossa evolução como músicos e artistas pois poucos são os que tocam e cantam em todas as faixas do CD.

4) Durante toda carreira qual a maior conquista de vocês?

Reconhecimento unânime de que além de uma família unida, somos bons naquilo que nos propomos a fazer. Sem contar nas milhares de fãs que recebemos em nossos shows nos mais, distintos lugares do país e do mundo. A nossa música agrada a todas as classes sociais e idades. A maior prova disto é que depois de um show pessoas vem a nós e o comentário corriqueiro é o seguinte: “ Não imaginava que fosse tão bom, impressionante!”.

5) Qual opinião do grupo sobre a grande dimensão dada pelas emissoras de rádio do país as musicas descartáveis?

É uma coisa natural, assim como a moda que traz novidades e tenta ditar as tendências. Graças a Deus que o povo brasileiro não é ignorante, pois uma moda sobrepõe-se a outra, mas o que é realmente bom fica pra sempre.

As apresentações tem destaque nacional e internacional

6) Vocês tem um renome nacional e internacional, tendo já se apresentado em todo o Brasil, Estados Unidos e Europa. Falta mais alguma coisa que pretendem alcançar, em breve, na música?

Sim, queremos atingir fonograficamente também o exterior. Gostaria muito de ouvir numa rádio italiano ou americana por exemplo a nossa música.

7) Vocês já pensaram na criação de um CD acústico e de um DVD sobre a Família Lima?

Com certeza. São projetos futuros que logo, logo serão executados.

8) Vocês já tem no currículo uma apresentação na praça São Pedro, no Vaticano, na Itália, onde cantaram para o Papa João Paulo II. Relate pra gente a sensação que vocês vivenciaram.

Quinhentas mil pessoas na “Praça” Família Lima no palco cantando e o papa entrando ao nosso som. Logo, após, o papa posta-se ao nosso lado. Foi de arrepiar. O nosso orgulho foi de sermos o grupo escolhido para representarmos o continente americano nos festejos dos 50 anos do Jubileu da Família, onde a organização do evento escolheu a nossa música para a entrada do Papa. Quer mais?

9) Quais são os próximos projetos da Família Lima para o próximo ano? Já tem algo engatilhado?

Provavelmente gravar-mos um novo CD, já que com o CD Italiano conseguimos viajar o Brasil inteiro fazendo shows deste CD (Família Lima Italiano)

10) Deixe um recado final pra todos os milhares de fãs da Família Lima pelo Brasil a fora.

Deixamos aqui o nosso agradecimento pelo carinho dado em todo país e que com certeza continuaremos fazendo sempre o que acreditamos ser digno. Música simples e de qualidade.

O grupo mandando seu recado final

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR