ENTREVISTA ESPECIAL :    Catedral

Rompendo as barreiras da música

Grupo gospel parte para um outro mercado apostando num novo tipo de som

 

Catedral: rompendo as barreiras da música gospel

Originária do mercado gospel, a banda Catedral é, hoje em dia, um dos grupos que conseguiu romper as barreiras dos preconceitos saindo, para cantar além das paredes das igrejas.  Com uma proposta ousada e fora dos padrões usuais da música gospel, o grupo  fez o que ninguém antes havia feito: atrair um público bastante popular e variado. Isso lhe rendeu status de melhor banda gospel rock da atualidade, com suas baladas românticas sem deixar o verdadeiro rock'n'roll de lado. Depois de 12 anos atuando nesse outro estilo (o gospel), a banda chega para preencher um espaço do pop/rock nacional e fazer jus ao reconhecimento atribuído.

Depois que decidiram adotar uma nova linha e se dedicar a um novo público, o Catedral pôde, abertamente, criticar este mundo e seus defeitos originando com isso letras pesadas, reflexões sociais, condenações às drogas, a violência, as brigas religiosas e a luta por um só ideal: amor e paz entre os homens. O grupo, inclusive, está comemorando 15 anos de carreira. E para marcar essa fase, foi produzido no ano passado o CD, DVD e VHS "Acima do nível do Mar - 15 Anos Ao Vivo" que já está batendo a casa de 50 mil cópias vendidas, em apenas 1 mês de vendas. Um recorde, sem dúvida alguma.

Este álbum comemorativo mostra o grupo de pop/rock Catedral reunindo os seus maiores sucessos. No repertório, versões acústicas para antigos sucessos como "Rio de Janeiro A Dezembro", "Eu Amo Mais Você" e "Chame A Deus", além de quatro canções inéditas: "Cotidiano", "Quem Disse Que O Amor Pode Acabar", "Sabe Lá", uma balada romântica, e "A Tempestade E O Sol", sobre a fragilidade do ser humano. Esta última foi composta após a morte do guitarrista da banda, José Cezar Motta, em um acidente automobilístico ocorrido este ano.

A perda de Cézar representou e muito pro grupo que pensou em não desenvolver mais esse projeto. Porém, o amor pela música e pela profissão falou mais alto, até porque seria através das canções que eles poderiam homenager o companheiro tão querido de anos na estrada e tocar adiante os sonhos que eram dele e que ele acreditava demais. Hoje a banda é formada por Kim (voz e guitarra),  Julio (Baixo) e Guilherme (Bateria), tendo Eduardo (Guitarra base e solo) como músico contratado.

Ao todo são 13 CDs oficiais e reconhecimentos merecidos como a  indicação para a disputa de Banda Revelação do ano, do Prêmio Multishow de Música Brasileira e clipes e músicas que obtiveram o primeiro lugar em emissoras de rádio e televisão. Mas para mostrar um pouco mais sobre a banda e os projetos, fizemos uma entrevista com eles, que têm muitas informações para nos dar. Confira ! 

Site: http://www.bandacatedral.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 17/02/2004

1) Qual balanço que vocês fazem desses 15 anos na estrada ?

Olha, acho que extremamente positivo, Somos a única banda no País a fazer sucesso real em 2 mercados de musica diferenciados isso é muito bom além de ser inédito na história da musica brasileira.

2) Fale pra gente sobre o CD e DVD acústico Acima do Nível do Mar que marca esses 15 anos juntos.

Foi um projeto muito especial que gravamos no teatro da Record que lançou um novo selo no mercado popular em conjunto com a Line que é o Record Music, para nós foi uma grande honra inaugurar o selo com esse trabalho que é um pequeno resumo de nossa obra ao longo desses 15 anos de estrada.

A banda falando do novo projeto

3) O Catedral começou sendo uma banda tipicamente voltada para o mercado Gospel. Depois estacionou no pop/rock. Atualmente, qual o tipo de som que vocês estão desenvolvendo ?

Nossa carreira continua da mesma maneira, não mudou em nada. Somos uma banda de pop/rock onde todos os integrantres são protestantes e ponto final, apenas ampliamos os nossos horizontes ,é por ai...

4) Durante essa mudança de mercado, vocês temeram alguma coisa, já que naquele segmento a banda era conhecida e passaram para um público totalmente desconhecido ?

Claro que sim, tudo poderia ter dado muito errado e muita gente torceu para isso... mas graças s Deus vencemos e isso é que muita gente tem que engolir hoje em dia...

O vocalista Kim, um dos símbolos do grupo

5) Existe uma comparação inevitável entre o Catedral e o Legião Urbana. O que vocês dizem a esse respeito?

Nada a declarar... sinceramente não achamos parecido. Nossas temáticas e propósitos são totalmente diferentes.

6) Recentemente vocês perderam de forma trágica o guitarrista Cézar. Nesse momento de dor, o grupo chegou a pensar em desistir de tocar o projeto pra frente ?

Sim , pensamos , mas a nossa vida é musica e não tem jeito... o trabalho nos ajudou muito... na verdade nunca mais seremos iguais ao que éramos, vivemos uma nova fase e temos que seguir em frente , até porque precisamos disso, ninguém aqui é rico e nem quer ser... apenas queremos trabalhar para comermos o nosso pão de cada dia.

7) Fale pra gente quais são os próximos planos da banda.

Esse ano tem um novo Cd de carreira para sair no segundo semestre e tem um Cd solo do Kim que sai pela Line/record em Abril desse ano.

8) O que vocês tentam passar com o tipo de som produzido ?

Mensagens positivas. Atitudes diferenciadas. Exemplos de uma vida digna. Paz e amor, justiça social e igualdade, ou seja o Cristianismo em sua essência... mas sem ser panfletário, sem rótulos.

9) Como vocês estão vendo o mercado do rock nacional hoje em dia ?

O mercado esta crescendo... mas precisa de mais espaço de mídia. Existem bandas que fazem um bom trabalho e outras que são muito ruins... ou seja super normal, como no mercado gospel...

10) Deixe uma mensagem final pra todos os fãs que acompanham a banda desde longa data

Obrigado pela força no momento mais dificil que nós passamos que foi a perda do nosso querido irmão Cezar. Valeu de coração! Que Deus abençoe a todos e nos de um mundo mais justo e igual para todos nós!

A banda toda reunida e no meio Cezar o vocalista que faleceu ano passado

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR