ENTREVISTA ESPECIAL :    Nando Cordel

O verdadeiro ícone das composições

O nordestino Nando Cordel já teve mais de 500 músicas gravadas por diversos artistas do primeiro time da MPB

Nando Cordel: um mestre das composições

Cantor, compositor, instrumentista, romântico a flor da pele. Assim é o pernambucano Nando Cordel, que já teve suas músicas gravadas por grandes figuras da música popular. Só pra ter idéia, suas composições já foram interpretadas por Chico Buarque, Maria Bethânia, Emílio Santiago, Zizi Possi, Netinho, Leandro e Leonardo, Fagner, Fafá de Belém, Amelhinha, Guilherme Arantes, Nana Caymmi, Fábio Júnior e outros. Quem não se lembra da inesquecível "De Volta pro Aconchego", interpretada brilhantemente por Elba Ramalho e que foi um dos temas principais da novela global Roque Santeiro ? Isso sem falar em outro, da mesma novela, fruto de sua parceria com Dominguinhos, intitulado "Isso Aqui Tá Bom Demais". São sucessos e mais sucessos reunidos em mais de 25 discos lançados até hoje.

Nando Cordel é talento reconhecido em todo Brasil e no exterior. Suas músicas são conhecidas, inclusive, na Europa, onde já realizou shows na Itália, Alemanha e na França. Suas composições falam ao coração e conseguem emocionar a quem se ama. O cantor passeia seus versos em diversos estilos musicais como xote, forró, frevo, salsa, reggae. Até a rainha dos baixinhos, Xuxa, já provou de alguns dos sucessos de Nando como a música "Hoje é Dia de Folia" que ficou estourada no Brasil e "Brasil Argentina``, que se tornou conhecida lá fora. Seu principal parceiro é o também nordestino Dominguinhos, que além de "Isso Aqui Tá Bom Demais", ajudou Nando a enriquecer ainda mais a música brasileira com outras músicas inesquecíveis como "Gostoso Demais" e "Faz de Mim".

De sucesso em sucesso, Nando chegou também às novelas globais. Em "Roque Santeiro" estourou duas de uma só vez como já foi mencionado mais acima. Depois vieram "Tieta", "Pedra sobre Pedra", "Sexo dos Anjos", o tema de abertura de "Tropicaliente" com Elba Ramalho e "A Indomada".  Elba, além da antológica interpretação para "De Volta pro meu Aconchego``, saculejou o país com outras canções desse ícone nordestino como "Jogo de Cintura", "Doida" e "Tem que Ter Molejo". Fez os amantes embalarem também suas juras de amor em "Vem Ficar Comigo", "Vê Estrelas" .

Atualmente Nando Cordel tem se dedicado a músicas para meditação.  Ele continua compondo (tem cerca de 500 músicas gravadas e outras mil armazenadas) e aos poucos vai desenvolvendo seu novo trabalho que é um verdadeiro mergulho interior. Músicas gostosas de ouvir e relaxar. Assim é o CD inédito Pasion que o cantor acaba de lançar.

Estivemos reunidos com Nando Cordel para que ele pudesse falar um pouco mais sobre suas obras e seu atual momento. Confira, na íntegra, esse bate-papo!

Site:

http://www.nandocordel.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 21/09/2004

1) Qual o balanço que você faz de sua carreira até os dias de hoje?

Um balanço muito positivo, cheio de paixão e compensações. Retorno de experiências e aprendizados fantásticos. Cada passo da minha carreira me motivou a olhar o mundo com olhos de beleza e amor, criando dentro de mim a certeza , que vale a pena fazer o melhor possível.

O cantor ao lado de amigos e o grande parceiro Dominguinhos

2) Sua fama como compositor é bem maior do que como intérprete. Como se sente em relação a isso?

Na realidade eu sou só compositor e que as vezes gosto de cantar minhas canções, não me preocupo nem um pouco.

3) Você já teve músicas gravadas por artistas de renome na MPB e que engrandeceram seu trabalho. Qual dessas interpretações você gostou mais ?

Gostei de vários, especialmente Maria Betânia cantando Gostoso Demais(tô com saudade de tu...), Elba Ramalho cantando De volta pro aconchego e Zizi Possi cantando Dedicado à Você.

4) Como intérprete, você já lançou cerca de 25 discos, sendo alguns dedicados a músicas para meditação . O que você quis mostrar nesses trabalhos ?

Na realidade são 21 cds de MPB e 12 de meditação, 1 de chorinho e logo logo 2 para crianças. Quero mostrar que o compositor não pode e não deve deixar ser taxado de compositor só de um estilo, o compositor é livre, isso claro, dentro do bom senso.

5) Podemos dizer que você é uma Poesia a flor da pele ?

Acho que nem tanto...

6) Você tem mais de 500 músicas gravadas e outras mil armazenadas prontas para serem lançadas. Já pensou o que fará com essas outras músicas?

Sim, passei alguns anos me dedicando a música instrumental. Agora com a minha volta com Cd Pasion começo a soltar todas essas músicas para meus amigos.

7) Como você vê a música popular brasileira atualmente ?

Vejo com muita tristeza, estão fazendo da nossa música um lixo, com insinuações, palavrões, mau gosto. Aprendi que música é a pura arte e tem objetivo de fazer o bem; mas em nome da ganância e do despreparo, nossa sociedade recebe cada dia mais coisa ruim.

8) Fale pra gente um pouco sobre seu mais recente trabalho, intitulado Pasion.

Pasion é um disco inédito. Depois de 6 anos, estar muito bacana e com tom mais romântico/latino, tem a participação do meu irmão Geraldo Azevedo e foi feito com muito cuidado, três meses e meio num estúdio, curtindo cada detalhe, por isso que estar sendo um grande sucesso

9) Quais seus próximos planos na carreira ?

Fiz um outro cd de meditação que será lançado até o final do ano e o Cd Pasion com versão em espanhol que será lançado nos USA e depois na Espanha e provavelmente irei morar um pouco por lá, já que o convite que me fizeram é quase irrecusável.

O novo CD de Nando Cordel: em português  O novo CD de Nando Cordel: em espanhol

10) Deixe uma mensagem final pra legião de admirados que curtem seu trabalho

Agradecer à todos pelos carinho e pela generosidade com meu trabalho e dizer que vale a pena amar, mais amar muito, que essa é a maior finalidade que viemos aprender aqui nesse planeta.

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR