ENTREVISTA ESPECIAL :  Ivo Pessoa


Um sucesso chamado Ivo Pessoa

Cantor revelado pelo FAMA 3 rompe fronteiras e mostra o verdadeiro som para o país


foto por Nana Moraes

Ivo pessoa é sinônimo de sucesso. Depois de ter sido revelado pelo programa global, Fama 3, o cantor londrinense está colhendo os frutos de sua participação e a cada dia vem conquistando uma grande fatia do mercado musical. Seu primeiro trabalho solo já caiu nas graças do público. Só pra ter idéia, ele é o dono da voz que se ouve na música Uma Vez mais, tema romântico de Rafael e Serena na novela Alma Gêmea. A novela está tendo um ótimo índice de audiência, chegando a picos de 41 pontos. A música mal chegou às rádios e já está entre as mais pedidas, ocupando a primeira posição em vários estados do Brasil, como por exemplo Rio Grande do Norte, Goiás e Minas Gerais. Isso em apenas 13 dias.

O sucesso foi tão grande que ele recebeu um convite para participar do CD internacional dessa mesma novela. E o resultado não poderia ser diferente. Sua interpretação para a música Misty ficou impecável. Ivo tem a certeza que isso é apenas o começo. Tem muito chão pela frente que ele pretende trilhar com ousadia e determinação, marcas registradas do cantor.

Verdadeiro amante de blues, jazz e MPB, Ivo Pessoa já gravou dois CDs: “Berço”, em homenagem a sua cidade-natal Londrina, pela Lei do Incentivo à Cultura, e “Kiko Josolino e Ivo Pessoa”, com músicas escritas pela dupla. Apesar de já ter  trabalhado como bancário, vendedor de consórcio e diretor de criação em agências de publicidade, em lugares como Fortaleza, Ariquemes (Rondônia) e Curitiba, Ivo encontrou na música sua principal paixão. Paixão essa que só foi superada pelo que sente em relação a sua mulher Alessandra, com quem está casado há 3 anos e e seu filho João Vitor, 2 responsáveis direto por seu talento e confiança em seu trabalho.

Vale lembrar que o cantor começou a se interessar pela música através de bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e Mötörhead. O interesse pelo blues surgiu paralelamente a isso e veio enriquecer ainda mais seu trabalho musical. Mas enquanto prepara novas surpresas e novos vôos para esse ano de 2006, o cantor deu uma passadinha aqui no MVHP para falar um pouco mais sobre sua carreira. Confira, na íntegra, a entrevista !


http://www.ivopessoa.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 28/12/2005

1)Você esperava essa repercussão toda por seu trabalho tão logo saisse do Fama ?

Salve salve, galera da MVHP, que bom estar aqui de novo com vocês! Quero dizer que muita gente que acessa o MVHP me procura para comentar! Muito obrigado! Na verdade, eu venho buscando isso há muitos anos e sempre lutei muito para mostrar o meu trabalho. Depois de participar do Fama, você acaba abrindo seus horizontes em relação à carreira, às possibilidades e oportunidades. Eu fico muito feliz por estar produzindo tanto e só tenho a agradecer a Deus, porque todas as minhas expectativas estão se concretizando. Fico muito contente por estar chegando aos ouvidos de tanta gente!


foto por Nana Moraes

2) Você é o primeiro artista a emplacar duas músicas na trilha sonora de uma mesma novela global. Como se sente em relação a isso ?

Pois é, isso foi uma coisa muito legal que aconteceu. Quando fui convidado para fazer parte da trilha nacional nem imaginava que ia entrar na internacional também. Só depois é que a idéia surgiu e eu achei fantástica, claro! A sensação é indescritível! Maravilhosa! Você se sente fazendo história, abrindo precedentes. É também como passar num vestibular onde há somente uma vaga para, sei lá, cem mil candidatos. Os padrões musicais da Globo são muito exigentes e eu fico muito feliz em saber que eles confiam no meu trabalho. E para retribuir essa confiança, eu só posso tentar dar o melhor de mim, sempre!

3) Fora todas essas conquistas você ainda está concorrendo ao prêmio de melhor música de novela no "Melhores do Ano", do programa Domingão do Faustão. Qual o segredo desse seu trabalho vitorioso ?

Não tem segredo não! É só muito amor e respeito pela música e pelo público. Tento fazer o meu trabalho sempre com a alma, com muito sentimento e recebo em troca uma energia e um carinho muito grande de todos! A indicação para esse prêmio é uma grande conquista, mas ela representa uma conquista ainda maior que é o carinho e o reconhecimento do público pelo meu trabalho.

4) Fale pra gente um pouco mais sobre seu primeiro CD que está sendo muito elogiado pela crítica especializada.

É um CD que me deu (e está dando) muitas alegrias, realmente! Fiquei muito feliz em realizar esse trabalho, até porque o PH Castanheira, que fez toda a produção musical e os arranjos, é um parceiro incrível e entende muito do que faz. O trabalho dele foi fundamental para captar meus sentimentos e até as regiões de voz que gosto de trabalhar. O Cd tem músicas inéditas, maravilhosas, que curti muito fazer, como por exemplo "Só Você" do talentoso Juliano Cortuah e "Destinos" do incrível Lito Figueroa. Tive a felicidade de gravar duas músicas minhas também, "Castelo" e "O Frio e o Cobertor", que foram feitas em momentos muito especiais da minha vida. Lenine e Dudu Falcão me deram a pérola "O Amor Tá Procurando", uma canção maravilhosa! E eu ainda ousei regravar os clássicos “Casa no campo”, “Sangrando” e “Amor meu grande amor”, que são músicas que eu adoro e que marcaram positivamente a minha participação no Fama. Espero que tenha feito um trabalho à altura destes compositores, que fazem parte da trilha sonora da minha vida. No meu site www.ivopessoa.com.br , dá prá conferir um trecho dessas músicas, e saber mais detalhes do Cd. É só entrar no Hot Site.

5) E por falar nisso, já tem algum novo trabalho engatilhado para o próximo ano ?

Estou curtindo muito esse filho ainda! Ele está me dando muitas alegrias e muitas surpresas boas! Mas é lógico que já estou pensando em coisas novas sim. Podem me aguardar! (risos)

6) Seu primeiro trabalho tem todo um lado romântico. Você pretende explorar mais o blues, seu gênero preferido, nos próximos discos ?

Eu sou um romântico incorrigível. Nesse ponto, acho que Lulu Santos estava enganado quando pensou que era o último (risos!). Gostei muito de poder explorar isso nesse trabalho. Mas na verdade eu nunca me afastei do blues, porque todo o meu perfil interpretativo vem dele. É da história do blues e da energia, que vai do lamento à euforia, que tiro o sustento para minha voz e a inspiração para as minhas interpretações. Ele está sempre presente na minha maneira de dar vida ao trabalho. Da mesma maneira eu também me inspiro em Cartola, Lupicínio, Tom Jobim e Chico Buarque. Enfim, acho que a música não pode ter fronteiras ou rótulos, porque a arte deve servir a um mesmo objetivo que é o de expressar sentimentos. Mas é claro que nos próximos trabalhos eu pretendo explorar outros gêneros, ritmos, balanços. E, claro, blues estará sempre presente!


foto por Nana Moraes

7) Qual o balanço que você faz da música nacional atualmente ?

Acho que o cenário da música brasileira sempre foi muito rico e está enriquecendo ainda mais à medida que quebra barreiras internacionais de cultura, a exemplo do que aconteceu esse ano, que foi o ano do Brasil na França. Essas iniciativas enriquecem culturalmente o país e abrem muitas portas tanto para o artista que está iniciando a carreira, quando para aqueles que já são consagrados. Quanto aos artistas, bem, são todos muito guerreiros. De Chimbinha a Max de Castro, de Vanessa Mello a Jerry Adrianni. Todos são maravilhosos e defendem com brilhantismo a nossa arte! Acho também que a coisa da globalização, da internet, trouxeram novas tribos, novos gostos musicais e novas sensações. E muito mais há de vir por aí! Graças a DEUS!

8) Você tem planos de expandir sua carreira para o mercado internacional ?

Tenho sim, mas isso ainda está em estado embrionário, estou estudando algumas possibilidades e até convites de cantar fora do Brasil. Fiquei sabendo, por exemplo, que a execução de “Uma vez mais” está super bem em Portugal e Moçambique, onde a novela também está sendo exibida.

9) 2006 está chegando. O que os fãs podem esperar de Ivo Pessoa para o próximo ano ?

Minha paixão de sempre pela música, muito trabalho, muita alegria e muita vontade de estar cada vez mais perto das pessoas, que de um jeito ou de outro, curtem meu trabalho e de todos que, como eu, batalham fazendo arte. Afinal, "todo artista tem de ir onde o povo está!". Meus empresários, Paulo Ivanovitch e Rogério Vaz, da Boom Records, são pessoas maravilhosas e estão trabalhando a minha carreira com muitos projetos para o ano que vem. Acredito que será um ano muito fértil!


foto por Nana Moraes

10) Deixe uma mensagem final para todos os seus fãs nesse ano que está se encerrando.

Queridos, 2005 está acabando e espero que tudo tenha sido a contento prá vocês! Se não foi, não desanimem! Muitas vezes o tempo do Universo não é o nosso próprio tempo! Temos que procurar ter cada vez mais sabedoria para entender os desígnios de DEUS! Agradeço o carinho de todos comigo, todos que me desejaram sucesso, que torceram por mim, rezaram e apostaram em mim! Especial abraço aos INTERNAUTAS, RADIALISTAS, JORNALISTAS e a todos que estão aí na luta! Desejo que em 2006 tenhamos mais amor no coração e mais coração para fazer este mundo melhor! Sucesso cada vez maior ao pessoal da MVHP e muita música levando paz e diversão a todos! Fiquem com DEUS!!

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR