ENTREVISTA ESPECIAL : Falamansa

A cara do forró pé-de-serra

Falamansa consegue seu espaço e torna-se um fenômeno da indústria fonográfica nacional

 

Falamansa: O melhor do forró pé-de-serra!

O Falamansa está mostrando para todo o Brasil que o forró pé-de-serra veio para ficar. Tato (Ricardo Cruz), Douglas Capaldo (Alemão), André Canônico (Dezinho) e Josivaldo Silva (Valdir) formam uma das bandas de forró mais famosas do Brasil e que se transformou no novo fenômeno da indústria fonográfica nacional. Só pra ter idéia, antes mesmo do grupo ter gravado o primeiro disco, já existia um CD pirata com o trabalho deles, baseado num show ao vivo. O Falamansa já vendeu 2 milhões de CDs, resultado invejável em qualquer país. Somados aos Cds piratas, seriam seis milhões - resultado só atingido pelos grandes astros do pop internacional.

O sucesso veio depois de um encontro com a gravadora Abril Music, em 2000, que resultou no primeiro CD. Mas a história não começou dessa forma e sim por um acaso. Em 1996 Ricardo Cruz, (Tato) saiu de Piracicaba para cursar Publicidade em São Paulo. Durante suas viagens a Itaùnas, no Espírito Santo, acabou se apaixonando pelo forró. Um dia Tato decidiu inscrever uma composição no Festival de Música da Universidade Mackenzie. No dia da inscrição entrou numa sala onde todos falavam alto. Calmamente deixou uma fita cassete com a ficha preenchida. Já estava indo embora quando o responsável pela inscrição o chamou perguntando o nome da banda. Falando baixinho disse: Falamansa.

O problema era que o Falamansa ainda não existia. Tato lembrou-se de Alemão que já era amigo dele. Os dois trabalhavam como Djs na casa noturna KVA. Alemão chamou o amigo André Canonico (Dezinho), que tocava triângulo. Um flautista e um baixista juntaram-se a eles e, com apenas dois ensaios, a banda conseguiu o segundo lugar no concurso. Tato, Alemão e Dezinho foram atrás de um sanfoneiro, e conheceram um dos melhores do País, tratava-se de Josivaldo Leite (Valdir Do Acordeon) que deu a pitada nordestina que faltava. Hoje, o Falamansa é sucesso de público por onde passa e conseguira, com êxito, resgatar e quebrar preconceitos em relação a um ritmo típico nordestino, o forró.

Depois de muito trabalho e desafios os admiradores de Luiz Gonzaga e Bob Marley superaram as expectativas ao gravarem o primeiro CD (Deixa Entrar) e chegarem à marca de mais de um milhão e meio de cópias vendidas, sendo que o esperado eram oito mil. A faixa título do trabalho era "Rindo à Toa", tocou em todo o Brasil e atingiu uma classe que jamais o grupo pensou que dançariam e ouviriam forró: os universitários. O público forrozeiro gostou tanto que dança até a roupa molhar. Xote dos Milagres, Rindo a Toa e Fala Mansa Song são os destaques desse CD de xote “que faz milagre acontecer”.

Morando todos em São Paulo desde que gravaram seu primeiro CD e também para facilitar a vida diante de tantas viagens e compromissos, os componentes do grupo gostam de freqüentar a noite paulista, curtem festas, restaurantes e música ao vivo. Do grupo, apenas o sanfoneiro Valdir é forrozeiro calejado. Já os outros integrantes fizeram escola em outros gêneros musicais, como rock e heavy metal, encontrando a definição dos caminhos com o baião, xaxado e o xote.

Mas o Falamansa não parou por aí. Em 2001, o grupo lançou o segundo CD, Essa pra Vocês, que estorou em todo o país com a canção "Xote da Alegria". E para esse mês  já está previsto o lançamento do novo trabalho. Durante todo esse tempo a banda de Tato ficou ensaiando para as gravações do novo disco. O vocalista é o responsável pela maior parte das composições e faz questão de passar tudo para os outros integrantes. Vale lembrar que o sucesso do grupo rompe fronteiras. Em agosto do ano passado o  Falamansa embarcou para uma temporada internacional de shows. Os forrozeiros começaram a maratona pelos Estados Unidos e encerraram na terra do sol nascente.

Estivemos reunidos com os ``reis do forró, como são chamados, para que os integrantes pudesseM nos passar como estão os preparativos para esse ano e falar um pouco mais sobre essa carreira de sucesso. Confira !

Site: http://www.falamansa.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 03/03/2003

1) Atualmente o grupo Falamansa é a nova sensação do forró-pé-de-serra . O que mais mudou na vida de vocês depois do sucesso?

Com o estouro do forró pé-de-serra e consequentemente da nossa música, estamos trabalhando muito, a agenda está lotada !!! Mas quando fazemos o que gostamos não sentimos o cansaço e sim muita alegria e satisfação.

2) Atingir a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas no disco de estréia não é para qualquer um. Ao que vocês atribuem o sucesso ?

O sucesso é conseqüência do nosso trabalho e dedicação. A aprovação de todos os fãs e amigos que admiram nosso trabalho e que nos apoiaram, foi o que realmente fêz com que atingíssemos esta marca.

O vocalista Tato mandando ver

3) Quais as principais diferenças do último Cd para o disco de estréia, Deixa Entrar (2000) ?

Na verdade acho que não existem muitas mudanças, fazemos questão de deixar a alegria sempre presente em todos os nossos trabalhos.

4) Como vocês se sentem sendo um dos grupos que conseguiram quebrar preconceitos sobre o forró?

O preconceito com o forró foi quebrado pois aprendemos a reconhecer o valor de nossa música e cultura. O primeiro grupo a quebrar este tabu foi o Trio Virgulino, que nos incentivou a formar a Falamansa.

as músicas já estão na boca da galera

5) Do que falam as músicas do Falamansa?

Procuramos falar de tudo, de uma maneira inteligente e espontânea, mesclar amor, problemas da sociedade e muita alegria. Algumas músicas retratam nossas próprias histórias.

6) E como foi a composição de "Rindo à Toa" e "Xote dos Milagres", que são os dois maiores sucessos do grupo?

Com certeza o nosso cotidiado é que nos inspirou , sabemos que um belo sorriso faz com que nossos dias fiquem mais felizes , aí surgiu Rindo a Toa. E o Xote dos Milagres é uma música onde acreditamos no poder de Deus e das nossas forças para sermos felizes.

7) Depois de um longo tempo a mídia finalmente passou a dar um peso maior ao forró. Na sua opinião, qual o grande fator que favoreceu essa boa divulgação?

Através da aceitação do público de casas de forró, dos universitários entre outros, a mídia acordou para este movimento tão brasileiro. E que nos mostra, que forró não é brega e sim pura e boa música .

8) Vocês acham que o fato de vocês serem considerados ``bonitinhos`` ajudou na repercussão do grupo ou até mesmo a vencer o preconceito do forró "pé-de-serra ?

Não pensamos nisto, procuramos levar a boa música , o resto é conseqüência.

9) Vocês já estão preparando o novo Cd ? Alguma previsão ou detalhe pra nos contar ?

Ahhh, vamos fazer uma surpresa quanto ao repertório, mas já estamos trabalhando intensamente para este trabalho com previsão de lançamento para março de 2003.

10) Deixe uma mensagem final para toda a galera que curte o forró e principalmente o Falamansa

Para toda a galera do Portal de Cifras o nosso muito obrigado !!!!! Valeu pela força, carinho e respeito com nosso trabalho , que a nossa música possa levar um pouco de alegria e festa a todos vocês. Família Falamansa

O grupo dando seu recado final

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR