ENTREVISTA ESPECIAL : João Neto e Frederico

A nova cara da música sertaneja

Dupla de Goiânia, em pouco tempo no mercado, consegue se destacar e mostrar o novo universo do sertanejo universitário


Sucesso é a palavra que melhor exemplifica a trajetória da dupla João Neto e Frederico, que iniciou sua carreira em Goiás ainda crianças e agora está alavancando o mercado da música nacional. Hoje, eles são os maiores representantes do sertanejo universitário e a cada dia que passa conseguem consolidar ainda mais essa promissora caminhada. E a confirmação do objetivo alcançado aconteceu mais rápido que imaginavam. Em 2008, por exemplo, atingiram a casa dos 200 shows, média de 20 apresentações por mês, e presença garantida nos principais rodeios do Brasil como Barretos, Jaguariúna, Jundiaí, Goiânia, Divinópolis e Sumaré, com ingressos esgotados.

A dupla, formada por um veterinário, João Neto, de 29 anos, e um engenheiro agrônomo de 26, Frederico, começou a cantar aos 10 anos, mas só caiu na estrada depois de concluir os estudos. Ambos cresceram em meio a rodas de viola e sempre tiveram o incentivo do pai para cantar. Vale lembrar que a família sempre mexeu com música. O avô era músico e o pai fazia shows na cidade. Com essa sintonia, ficou fácil para esses garotos pisarem nos palcos da vida.

Os dois vivem da música há cinco anos. Lançados nos festivais de Goiás, João Neto e Frederico gravaram seu primeiro CD, Se Não For por Amor, em 2004 com os sucessos Viver Sem Ar e De Latinha Na Mão. O álbum Modão ao Vivo, lançado em 2006, foi o precursor do grande sucesso Acústico ao Vivo CD e DVD, produzido em 2007, que revelou a dupla para todo país e transformou no maior sucesso do sertanejo da atualidade com as faixas Só de Você, Pura Magia, Meu Anjo e Pega Fogo Cabaré.

O trabalho João Neto & Frederico ao Vivo, lançado em 2008, foi um marco na carreira dos músicos. Certamente essa gravação ficará na lembrança desses dois jovens para sempre. Só pra ter idéia desse momento mágico, o show contou com a presença de 30 mil pessoas e apesar da forte chuva que caía, o público continuou animado e cantando as músicas com eles, passando uma energia positiva e contagiante. Era o que faltava para uma dupla que estava apenas começando a aparecer no mercado. O álbum rendeu um disco de ouro (50 mil cópias vendidas) e DVD de platina (25 mil cópias vendidas) e fez com que eles concorressem ao Prêmio Tim de Música como melhor dupla sertaneja, três meses após esse lançamento.

Vale lembrar que a onda sertaneja que tomou conta do Brasil traz canções com letras simples e alegres, arranjos mais acústicos e uma linguagem que aproximou o público jovem desse universo. E João Neto e Frederico souberam dar conta do recado nesse segmento e hoje são os principais nomes do gênero. O resultado desse sucesso está nos 5 CDs e 3 DVDs da dupla.

Estivemos reunidos com esses jovens de Goiânia para que pudessem falar um pouco mais sobre a carreira e os planos futuros. Confira !

Site: http://www.joaonetoefrederico.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 16/06/2009

1) Qual o balanço que vocês fazem da carreira da dupla ?

Estamos na nossa melhor fase, sentindo o reconhecimento do nosso público desde adolescentes até o público mais adulto. Está corrido porque só este ano foram mais de 200 shows. Ficamos mais na estrada que parados mas isso é bom, é resultado de muito esforço e de um trabalho bem feito.

2) Como vocês estão vendo essa renovação da música sertaneja romântica no atual cenário ?

Renovar é sempre muito bom porque significa continuidade e quanto mais variedade mais força a música sertaneja terá.

3) Em algum momento diante dos obstáculos impostos pela carreira, vocês pensaram em abandonar tudo ?

Não. Sempre acreditamos que o resultado viria se nos empenhássemos.

4) Vocês já sofreram algum preconceito na carreira ao assumir a música sertaneja ?

Não. Tivemos a sorte de sempre ter o carinho de todos


5) Fale pra gente sobre o último CD de vocês, que os  projetaram para o mercado.

O CD que também é DVD chama-se João Neto e Frederico – ao vivo, nosso quarto trabalho em disco e segundo em DVD e foi para nós a grande conquista porque foi realizado como sempre sonhamos, em uma cidade, São José do Rio Preto, que nos acolheu e proporcionou um show vibrante. Está indo muito bem de vendas o que significa que o público está gostando e iniciou uma nova fase na nossa carreira.

6) Quando vocês perceberam que a música sertaneja era o caminho a seguir ?

Desde crianças tivemos a música em casa, nas serestas que nosso pai fazia. Mas, primeiro terminamos a faculdade, eu de Veterinária e o Frederico de engenharia agrônoma. Entregamos o diploma ao pai e fomos realizar nosso sonho, caindo na estrada.

7) Qual o principal objetivo da dupla daqui pra frente ?

Manter o sucesso que na nossa opinião é o mais difícil e para isso, vamos nos dedicar mais ainda e respeitar sempre as pessoas que nos prestigiam.

 

8) Como é a relação de vocês com outros artistas e duplas ?

É uma amizade só. Quando nos encontramos em shows, programas de TV vira diversão. A música sertaneja juntou uma galera boa.

9) Quais os próximos planos da dupla dentro da música ?

Queremos sempre dar espaço parta compor já que nossas canções tem nos trazido bons resultados além de satisfação de fazê-las e já preparar um novo trabalho à altura deste recém lançado.

10) Deixe um recado final pra todos os fãs da dupla espalhados pelo país a fora.

Obrigado! Só temos que agradecer o abraço que nossos fãs sempre nos dão. Foram eles que abraçaram João Neto e Frederico, tornando nosso sonho uma realidade.

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR