ENTREVISTA ESPECIAL: Joanna

Em paz e de bem com a vida


Serena e tranquila, cantora revela que vive o melhor momento da carreira


Joanna: Num momento pleno na carreira!

Em paz com Deus e com a alma. Essa é fase que a cantora Joanna está vivendo atualmente. E o resultado desse momento pleno, os fãs podem encontrar em seu recente trabalho, Eu estou Bem, lançado ano passado. Esse novo álbum marca a volta de Joanna aos estúdios, já que ela ficou cerca de 4 anos sem gravar um disco inédito. Sem dúvida nenhuma, o carro-chefe que impulsiona esse CD é canção A Padroeira, tema da novela global que levou o mesmo nome da música. Certamente foi uma benção na carreira da cantora que se emociona quando sobe aos palcos para entoá-la.

Joanna, cujo nome de batismo é Maria de Fátima Gomes Nogueira, nasceu no Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 1957, e começou sua trajetória no mundo da música participando de programas de calouros e cantando na noite. Seu disco de estréia saiu em 79, e trouxe de cara um sucesso bem significativo, Descaminhos. Nos anos 80, consolidou sua trajetória como cantora e compositora, dedicando-se com ênfase à música romântica, bastante adequada ao seu registro vocal, melódico e afinado. Ela teve a chance de gravar várias músicas de autoria de Gonzaguinha, seu fã confesso, além de ter feito a gravação original de Nos Bailes da Vida, de Milton Nascimento, escrita para ela.

Dentre seus hits mais conhecidos ao longo da carreira podemos destacar Amanhã Talvez, Recado (Meu Namorado), Amor Bandido, Chama e Vertigem, Tô fazendo falta... Isso só para citar alguns, pois sua bagagem traz canções muito marcantes na mente dos apaixonados. Nos últimos anos, ela fez discos com diversas orientações, incluindo um dedicado ao bolero, outro ao grande mestre Lupicínio Rodrigues, na qual vendeu cerca de 300 mil cópias e o Ao Vivo, comemorando 20 anos de sua bem-sucedida carreira e com direito a participação especial de Zeca Pagodinho.

Vale lembrar também que a cantora já tem o nome consagrado no exterior. Países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru já tiveram a honra de reconhecer o trabalho de Joanna na música. Mas aproveitando esse momento leve em sua vida, a cantora e compositora está pronta pra outra e já tem muitos projetos em mente para os próximos meses. Atualmente ela está em fase de divulgação do CD Porque eu estou bem, mas não vê a hora de voltar a compor e entoar suas canções.

Estivemos com Joanna para trazer à você todo esse momento especial que ela está vivenciando. Confira abaixo a entrevista que realizamos com cantora e fique por dentro das novidades que estão por vir e de seu passado glorioso.

 

SITE OFICIAL -> http://www.joanna.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 25/06/2002

1) Qual motivo que levou você ficar 4 anos sem lançar um disco inédito?

Pura opção. Acho que nós artistas temos uma certa obrigação de resgatar grandes músicas do cancioneiro popular, renovadas, com um novo viço. Fiz 3 projetos que reuniu esse material e essa homenagem por isso, 4 anos sem disco inédito.

2) Como você analisa o cenário da música brasileira atual?

Tem muita gente boa aparecendo renovando a verdadeira MPB, inúmeros. Os modismos continuarão sempre, e eles são efemeros, temos que conviver com os dois extremos, o bom gosto e o ridículo. Mas o que é bom tem sempre seu lugar garantido. Exemplo: Chico Buarque - chiquérrimo.

Joanna em um dos momentos de descontração

3) A partir de 1994 você deixou de lado as baladas populares para se dedicar a recriar obras de Lupicínio Rodrigues e de diversos ases dos sambas-canção, além dos boleros clássicos. Agora você retoma às origens e volta a apostar no romantismo com o álbum ``Eu estou bem``. Porque decidiu voltar ao popular?

Nunca deixei de ser popular. Existe uma diferença entre popular e popularesco, isso nunca fiz, aposto sempre na qualidade e no bom gosto, eu tenho sim um grande público polivalente que me possibilita a alargar e investir em outras áreas, por isso eu trafego.

4) Por que ``Eu Estou Bem``?

Porque realmente estou “ótima” em paz com Deus, e com a alma.

Joanna falando sobre seu melhor momento na carreira

5) O Disco que marcou seus 20 anos de carreira, foi o melhor momento para você?

Sem dúvida, as músicas renovadas meus grandes sucessos cantados a uma só voz, num dos mais renomados Teatros do Rio, uma confraternização e uma constatação de uma carreira consolidada. Fiquei imensamente feliz.

6) Hoje com 22 anos de carreira, como você se sente à frente da música?

Muito bem, tranquila. Estou de contrato novo com a Sony Music depois de tantos anos numa só editora. Me sinto realizada, uma mensageira da alegria e do amor.

7) Você ambiciona voltar a ser bem sucedida no mercado latinoamericano?

Meu mercado nesse sentido já está plantado, prefiro investir nos próximos 5 anos na América Central (México) para alcançar o mercado hispânico nos E. U.A.

8) Na sua opinião, a música A Padroeira foi o grande destaque de seu disco atual?

Foi e será a grande canção de toda a minha vida, fico visivelmente emocionada quando canto.

9) Quais seus próximos projetos na carreira?

Esse ano fazer uma grande tournée pelo Brasil, lançar meu portal comercial ainda este mês na Internet, montar uma ONG de apoio aos idosos, e voltar ao meu lado de compositora que já é hora de retornar, me faz falta.

10)Mande uma mensagem final pra todos seus fãs e para as pessoas que não conhecem seu trabalho de perto.

A todos aqueles que acreditam na PAZ, faça dela a sua grande bandeira, começando dentro da sua casa e terminando estendendo a mão ao seu pior inimigo. Unam-se na intenção do Coração de Maria, ela espera que a paz, venha primeiro do seu coração e que você distribua isso, com fé.

A cantora agradecendo ao carinho do público

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR