ENTREVISTA ESPECIAL :  Vinny


Um Vinny resistente e inovador

Cantor reaparece com novo trabalho que poe consolidar sua nova fase no mercado

Vinny vive uma nova fase em sua carreira. Depois de ter feito todo mundo "mexer as cadeiras" nos anos 90, o cantor reaparece agora no mercado apostando em trabalhos mais autorais e em parcerias inéditas. O resultado de toda essa inovação é o reconhecimento que ele tem no cenário musical, já que nunca foi esquecido pelo seu público fiel. Também pudera. Já são ao todo 9 Cds no currículo e uma bagagem musical de dar inveja a qualquer artista top de linha.

Vinícius Bonotto Conrado nasceu na cidade de Leme (interior de São Paulo), no dia 3 de novembro de 1966. Ainda pequeno, foi morar com a família no Rio de Janeiro. Aprendeu as primeiras notas musicais aos oito anos, com um tio e, aos 14, já montava bandas amadoras com os amigos. Estudou direito e psicologia, e trabalhou em escritórios de advocacia, antes de se dedicar integralmente à música.

Sua estréia em disco ocorreu em 1992, à frente do grupo de rock farofa Hay Kay. O trabalho, influenciado pelos sons dos anos 70 e 80 ,  foi um fracasso absoluto: teve tiragem de apenas 500 cópias e apenas 100 foram vendidas. Após o insucesso, passou mais de dois anos na obscuridade. As coisas só começaram a mudar quando o músico adotou Vinny como nome artístico, assinou contrato com o selo Indie Records e, em 1995, lançou seu primeiro trabalho solo, com repertório acústico.

Em 1997, saiu Todo Mundo, que incluiu o sucesso radiofônico "Heloísa Mexe a Cadeira". O disco vendeu mais de 100 mil cópias e projetou Vinny nacionalmente. Aproveitando o embalo, o cantor reapareceu com mais uma pérola no mercado. Um ano depois foi lançado Na Gandaia, com o mesmo estilo pop dançante do álbum anterior e que, além de emplacar sucessos como a faixa-título e "Shake Boom", ainda possibilitou turnês por países como Argentina, Espanha e Portugal. Depois do lançamento de Na Gandaia, Vinny foi convidado a participar de projetos de outros artistas. Fez dueto com Tiazinha no primeiro disco da mascarada e atuou com Xuxa no filme Requebra (na pele de um pipoqueiro).

A partir daí Vinny começou a encarar uma nova faceta baladeira. Seus CDs seguintes começaram a misturar o estilo romântico com o roqueiro do início da carreira. Foi assim com O Bicho Vai Pegar (1999), Quando o Tempo Pára (2000), Até Você Chegar (2001), Vinny Mix (2002) e Universo Paralelo (2004). Mesmo com a pouca visibilidade da mídia aos seus novos trabalhos, o cantor nunca desistiu de seguir o seu novo ideal: tocar e cantar aquilo que gosta e não se submeter a qualquer tipo de pressão. Prova disso é o seu mais recente CD, A Máquina do Dia.

Para falar sobre esse trabalho e toda sua vasta carreira batemos um papo com Vinny. Fique por dentro de tudo que ele pensa sobre sua música e o momento que a indústria fonográfica passa. Confira !


http://www.vinny.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 23/05/2006

1) Quais as principais diferenças do Vinny dos tempos de Heloísa Mexe A Cadeira para o atual ?

Musicalmente, posso dizer que hoje em dia faço exatamente o que fazia antes de me tornar conhecido por "Mexe a Cadeira"!! Meu primeiro disco era totalmente autoral e fiel ás minhas raízes folk rock!! Devo admitir que minha maior diferença hoje é o fato de gravar tudo em computadores, o que acaba por possibilitar uma maior abrangência de sons!! Apesar de ter gravado todos os instrumentos do disco, não me atreví a misturar sons eletrônicos em nenhuma canção!

2) Deu pra notar que de uns tempos pra cá você deu uma repaginada em seu som. Você acredita que agora encontrou sua sonoridade perfeita ?

Sinceramente, acho que nunca estive tão feliz como neste que já é o meu nono disco de carreira,e último pela Indie Records!!!

3) Em algum momento você chegou a repensar sobre sua carreira ?

Nunca fiz as coisas de maneira muito coerente, devo afirmar, mas de alguns discos para cá, realmente decidí não abrir qualquer tipo de concessão!!!

4) Fale pra gente sobre seu mais recente Cd.

"A Máquina do dia" foi um disco pensado e repensado...Gravado e regravado exaustivamente, até que tivesse essa forma crua e verdadeira do que sou eu!! Não pensei se estava indo por caminhos tortos , ou o que o público acharia ou a crítica especializada, ou seja,  lá quem quer que fosse...É um privilégio poder estar diante do que hoje considero o melhor e mais inspirado disco da minha carreira...Minha vida pessoal está exposta feito carne viva em cada uma das 13 faixas.

5) Você acredita que Mix, o CD ao vivo com as suas canções que se tornaram sucesso de público encerrou definitivamente o seu ciclo dançante e marca uma nova fase de sua carreira?

Esse foi o acordo feito com minha antiga gravadora...Foi um pedido pessoal do Presidente da Indie,naquele momento! Á partir daquele dia, nunca mais toquei certas canções...(risos)

6) Você não teme que o público não aceite esse novo perfil do Vinny?

Não quero ser aceito!! Isso não é um pedido de aceitação! Trata-se de uma obra de um artista, e como tal, pode ser transgressora, e deve!! Acredito que ás vezes, subestimamos um pouco a inteligência das pessoas...O público não é idiota prá engolir todo o tempo ás mesmas tolices fonográficas!!

7) Como você está vendo o mercado pop atualmente ?

Vejo que todos estão descrentes com o mercado da música...Alguns artistas têm muita resistência ao novo formato!! Tudo mudou! Somos hoje os trabalhadores da música, e não mais as "estrelinhas"pop que estávamos acostumados á ser!!!A cagada fonográfica atingiu em cheio o coração do câncer que foi criado pela "jabazada"! Quem quiser ir em frente, vai ter que ter muita força e moral prá aturar!!! Tô achando ótimo!!! Os "Tutinhas" da música estão com os seus dias contados...Graças á Deus!!!

8) Qual seu principal objetivo com a música daqui pra frente ?

Fazer com que minhas idéias cheguem dignamente aos ouvidos de quem estiver interessado! Seguir adiante e deixar uma bela carreira para ser lembrada por meus fãs,e principalmente meu filho!

9) Fale pra gente sobre seus próximos planos dentro da música.

Pretendo produzir 13 clipes para 13 músicas!!! (risos). 2 já podem ser vistos na MTV,ou no meu site.

10) Deixe um recado final pra toda galera que curte seu som.

Obrigado por acompanharem com interesse todas essas fasas de minha carreira! !Muita coisa está por vir...Acreditem!!! (risos)..Abraços á todos!

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR