ENTREVISTA ESPECIAL :  Sambaí


A nova aposta do samba carioca
Grupo Sambaí surge no mercado, desperta interesse de produtores e coloca no topo das paradas várias canções


É de forma natural, encarando o samba com respeito e fazendo dele um só, sem divisões ou preconceitos, que o Grupo Sambaí vem construindo bases sólidas para uma carreira de sucesso. Formado no inicio de 2005 por Miguel BD (cavaco e voz), cavaquinista e ganhador de dois sambas enredo pela Unidos de Vila Isabel, Davi (tantan e voz), um dos interpretes do carro de som da Unidos de Vila Isabel, Thiago Carvalhal (Surdo e vocal), Bebeto (Percussão), ritmistas do Viradouro, e Romulo (reco-reco e voz), o Sambaí é a nova aposta do samba carioca e vem encantando seu público através do belo entrosamento musical que o caracteriza.

Prova desse sucesso e carisma é o interesse do grande produtor musical Prateado por esse trabalho. Em uma noite de show desses jovens, ele gostou do que viu e apostou no Sambaí ao entrar com o grupo em estúdio para a produção do seu primeiro CD/DVD. O sucesso foi repentino. Músicas como Falando com os Astros, Pensa Bem, Colcha de Algodão, Ilha da Felicidade, e Céu e Firmamento já estão há um bom tempo nas mais pedidas das principais rádios do Rio de Janeiro e estão virando sucesso também pelo Brasil a fora, fazendo do Sambaí sucesso de público e crítica.

Mas tudo isso não foi a toa. O grupo, desde seu surgimento, adquiriu muita experiência nas rodas de samba pela cidade. O surgimento do Sambaí, por exemplo, deu-se após vários encontros do bloco carnavalesco Devotos de Jorge, que todo ano leva o melhor do samba as ruas de Niterói. Por aí percebe-se que competência aliada à prática rende vários frutos. Vale lembrar também que o grupo foi vencedor do primeiro Festival Skol de Roda de Samba, levando os prêmios de melhor música e melhor interpretação com Mensageiro Brasil, além de fazer a abertura dos shows de artistas consagrados como: Alcione, Jorge Aragão, Belo, Fundo de Quintal, Dudu Nobre e Revelação.

Para quem gosta de samba, não é difícil se esbarrar com o Grupo Sambaí. A agenda gira de segunda a segunda entre shows que vão de suas rodas de samba, já tradicionais em Niterói e no Rio, a shows por todo Estado e fora dele também. O grupo realiza shows nas maiores casas do Rio e começa a divulgar, com força total, seu trabalho em todo território brasileiro. O Sambaí mostra, com isso, um início bem sucedido da carreira de um grupo que está em constante evolução e que se preocupa em representar e apresentar o melhor do samba para seu público.

Estivemos reunidos com eles para mais uma entrevista especial em nosso site. Confira !

Site:

http://www.sambai.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 14/05/2009

1) Qual o balanço que vocês fazem desse início de carreira de vocês dentro da música ?

Nesse começo conseguimos ter o reconhecimento do nosso trabalho em todo Rio de Janeiro e plantar uma semente que pode fazer esse reconhecimento acontecer fora do Rio também.

2) Vocês esperavam tão rápido esse reconhecimento pelo trabalho do grupo ?

Nós queríamos muito mas não esperávamos ser tão rápido.

3) Fale pra gente um pouco sobre o primeiro trabalho autoral de vocês.

O primeiro disco foi gravado ao vivo no estúdio com músicas nossas e de vários compositores renomados no mundo do samba e está chegando a sexta música sendo executada nas rádios.

4) Qual a sensação de ter as músicas veiculadas nas principais rádios do brasil e realizar shows nas maiores casas do Rio ?

É a sensação de conquista, vitória e de que valeu muito a pena acreditar e perseverar.

5) Como vocês estão vendo o mercado do samba e pagode atualmente ?

Num momento em que o cantor solo e o pagode romântico estava em alta, nós acreditamos no nosso formato natural que era com um grupo e com a linguagem mais tradicional do samba e pagode. Hoje o samba está em alta não só no Rio como no Brasil e nós estamos buscando nosso espaço nesse mercado.

6) Vocês são considerados um dos grupos mais populares da nova geração do samba nacional. A união é o segredo para isso ?

Com certeza, nós sempre pensamos em agregar e não dividir.

7) Qual a principal meta que vocês visam atingir através daamúsica ?

Queremos que nossa música seja tocada em botequins e teatros, em churrascos e casas de show, na Lapa, em Madureira e na Barra. Nosso objetivo é fazer um som de qualidade que possa atingir todos os lugares e gerações.

8) Como é a relação de vocês com o produtor Prateado ?

Antes de conhece-lo já eramos fãs do trabalho dele, ai no dia que conhecemos foi firmada um relação profissional quando decidimos aceitar a proposta dele de produzir um disco nosso. Mas logo depois de conviver um pouco com ele fizemos uma amizade muito forte e hoje além da relação de fã e trabalho, o consideramos um irmão mais velho a quem respeitamos e nos dá muitos conselhos.

9) Quais os próximos planos do Sambaí dentro da música ?

Estamos de escritório novo (Venart), e com isso ganhamos mais um parceiro experiente e competente para ajudar o Sambaí, que é o Sergio Monza. Estamos também finalizando nosso disco novo para se Deus quiser concretizar ainda mais nosso trabalho no Rio de Janeiro e fazer o som o Sambaí ecoar pelo Brasil a fora.

10) Deixe um recado final pra todos os fãs do sambaí espalhados pelo país a fora.

Só temos que agradecer pela receptividade de todos com o nosso som, pelas críticas positivas ao nosso trabalho e dizer que estamos cada vez mais empenhados para retribuir tudo isso com muito samba.

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR