ENTREVISTA ESPECIAL :  Negra Li


A nova usa mdo hip hop nacional

Negra Li levanta a bandeira do gênero e se destaca com suas músicas recheadas de mensagens românticas

A mais nova revelação da música brasileira, mais precisamente do hip-hop, atende pelo nome de Negra Li. Essa bela jovem atriz e cantora da cor brasileira e que já interpretou Preta, na série global Antônia, é uma garota de personalidade forte e decidida. Seu sucesso não chegou por acaso. "Sou mulher, negra, pobre e canto rap. Poderia ser vítima de todo tipo de preconceito não fosse por um detalhe: eu me respeito, por isso as pessoas me respeitam", disse ela certa vez para uma matéria publicada na revista Nova. Vivendo uma fase única na sua vida, Negra Li tenta passar através de seu rap uma mensagem otimista, de paz. E nas suas músicas dá para perceber também uma tendência de romantismo. E isso não é uma novidade, já que a cantora sempre deixa bem claro que acredita no amor e por isso suas canções são um reflexo desse pensamento moderno e sutil.

Negra Li, que na verdade se chama Liliane de Carvalho, nasceu na periferia de São Paulo, na Vila Brasilândia, onde vive até hoje, mesmo depois da fama. Filha de uma professora municipal, ela teve acesso às melhores escolas públicas. Vinda de uma família de evangélicos, sempre freqüentava a igreja durante a infância, o que a aproximou da música, já que estava sempre cantando os hinos. Assim, na escola integrava as rodas de violão. Aos 16 anos, ela passou a se interessar pelo hip-hop, participando do trio RZO (Rapaziada da Zona Oeste), onde passou a atuar como compositora e desenvolveu um discurso político. Vale lembrar que ainda adolescente, Li imitava Whitney Houston e dali em diante começou a ouvir cada vez mais black music, o que fez despertar ainda mais seu fascínio pelo rap.

A cantora começou a tomar gosto pela música e foi ampliando suas parcerias e aspirações. Ela chegou a formar dupla com o rapper Helião, com quem estourou nas rádios com a música "Guerreiro, Guerreira". A partir daí, seguir carreira solo tornou-se um rumo natural. O seu aprendizado e educação são os principais ingredientes para que seu trabalho fosse impulsionado. Li atribui parte de seu sucesso no gênero black à boa educação que teve através dos esforços consideráveis de sua mãe. E ser considerada uma das musas do rap nacional com sua bela voz de contralto também não foi por acaso. Negra já foi solista do coral da Universidade de São Paulo e ainda estuda música e piano com afinco.

Negra Li destaca que nunca pensou em ser cantora, mas que foi acontecendo por acaso por sua participação na igreja. O sonho dela na verdade era ser atriz ou modelo. Ela chegou a desfilar quando tinha entre 12 e 14 anos, mas não prosseguiu na carreira. Mas o destino lhe deu um belo presente. De tanto freqüentar as aulas de teatro na adolescência, adquiriu uma sólida experiência na área. E tal experiência foi preponderante para ganhar uma uma vaga na série e no filme ">Antônia, ao lado de Leilah Moreno, Quelinah e Cindy Mendes. O projeto foi um sucesso tanto que até hoje as meninas são requisitadas para expor o trabalho de perto.

Mas a música não poderia ficar de lado e em 2006 Negra Li lançou o CD Negra Livre, seu primeiro trabalho solo, no qual contou com as participações de Caetano Veloso e Nando Reis. Com produção de Paul Ralphes, o trabalho traz 14 faixas, incluindo as destacadas Ninguém Pode Me Impedir, Chegou a Hora e Meus Telefonemas. Sem dúvida uma nova fase musical de sua carreira.

Estivemos reunidos com a musa do hip hop nacional para uma entrevista leve e descontraída,  na qual ela nos fala sobre seus próximos planos e um pouco de sua vida. Confira abaixo !

 
Site:

http://www.negrali.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 03/07/2008

1) Qual o balanço que você faz de toda sua carreira até aqui ?

Conduzo minha carreira com muito esforço, força de vontade desde 1997, sempre amei o que fiz e isso transparece no meu dia-a-dia na relação e convivência com as pessoas que trabalham junto comigo. E foram muitas oportunidades bacanas que tive ao longo desses 10 anos de carreira e aproveitei todas como se fossem a oportunidade da minha vida ! Ainda tem muito trabalho pela frente!!!

2) Qual a mensagem que seu rap tenta trazer para as pessoas ?

Amor . Todas as formas de amor ,pela vida ,pelo próximo, pela arte ,pela Natureza, por Deus principalmente,etc...

3) Você é considerada uma das musas do rap nacional com seu timbre de voz único. Como se sente com esses elogios ?

Me considero uma artista esforçada ,que sempre se preocupa em evoluir. Os elogios são consequências e eu me sinto muito honrada .

4) Você teve uma infância pobre e morou num dos bairros mais violentos da periferia da zona norte de são paulo. Hoje está num nivel melhor e teve seu > talento reconhecido pelo país a fora. Foi difícil essa adaptação pra esse novo status que você atingiu ?

O novo às vezes assusta ,mas é só manter os pés no chão e a cabeça no lugar ,e o apoio da minha família e dos amigos é fundamental .

5) A que você atribui parte desse seu sucesso no rap ?

Dedicação e muito trabalho.

6) Fale pra gente sobre o seu mais recente CD.

O nome do meu disco é Negra Livre ,ele caminha pelo Rap ,R&B e Mpb. Com participações de Nando Reis(Negra Livre) ,Caetano Veloso(Meus telefonemas) ,Hélião (Compaixão/Tempo pra você/Teu sorriso), Lino Crizz (Você vai estar na minha),Dugheto (Ninguém pode me impedir/Chegou a hora) e com uma regravação de Carlos dafé. Eu particulamente adoro ,apesar do meu novo cd estar com uma pegada diferente ,eu adoro essa liberdade que tenho de caminhar livre pela música preta brasileira.

7) O que representou ANTONIA pra você e sua carreira ?

Uma chance de representar a mulher negra ,o hip-hop, a periferia enfim ,passar uma mensagem. E uma oportunidade de mostrar o meu trabalho como atriz ,que apesar de não ter experiência eu faço por amor à arte.

 

8) Como você está vendo o mercado do rap no Brasil ?

Ainda precisa de espaço ,mas estamos batalhando pra isso ,eu acredito no Hip-hop nacional.

9) Quais seus próximos planos dentro da música ?

Estou fazendo a pré-produção do meu novo disco, farei em maio uma tour pelo Japão , projeto de shows com minha nova banda e gravação de um novo vídeo clipe da música "Meus telefonemas" do cd "Negra Livre".

10) Deixe um recado final pra todos os fãs que te acompanham desde longa data

A essência sempre continuará a mesma . Aguardem!!!

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR