A coluna musical mais comentada da Internet !

A Internet
como ferramenta de divulgação musical


Rede mundial de computadores inova e surge como a melhor alternativa de divulgação para os músicos do país

(16/06/2009)

Que a Internet foi a maior e melhor novidade dos últimos tempos, isso ninguém tem dúvida. A ferramenta aproxima distâncias, permite que as pessoas comprem sem sair de casa, facilita a aquisição do conhecimento através de sites de busca onde se encontra de tudo. Mas quem poderia imaginar que essa ferramenta seria tão importante para a música? Pois é, minha gente, hoje esse meio está virando febre mundial e é o maior aliado no que diz respeito à divulgação tanto de bandas e artistas que estão começando agora, como dos já consagrados. Virou uma espécie de Lei. Uma banda, um artista surge e logo já tem conta no MySpace, Blog, comunidade no Orkut e perfil no Twitter. As músicas entram na rede e o boca-a-boca se incumbe de realizar a divulgação. Com isso, podem até ultrapassar as fronteiras do meio virtual e ganhar o meio real através de bons shows e como consequência do sucesso assinar um contrato com uma grande gravadora.

Um exemplo desse processo é a paulistana Maria Luíza Magalhães, ou Mallu Magalhães, 15 anos, estudante do primeiro ano colegial. Completamente inserida nessa realidade de uma geração que aprende a usar o computador como se aprendesse a falar, Mallu se viu do dia para a noite no centro das atenções da internet brasileira quando pôs quatro músicas suas, gravadas com o dinheiro que seria da festa dos seus 15 anos, no site de relacionamento MySpace, que hospeda milhões de perfis de artistas do mundo inteiro. Na base do “boca a boca” de MSN, blogs e comunidades do Orkut, as músicas de Mallu - destaque para “Tchubaruba” e “Get to Denmark”, que já tocam nas rádios do Sul-Sudeste - foram ouvidas por milhares de pessoas, gerando um “ruído” que impeliu jornais e TVs a prestarem atenção no pequeno fenômeno. Só pra ter idéia desse efeito em um mês ela saiu do completo anonimato para os jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, programas da MTV, da TV Cultura e da Rede Globo. E mais, uma temporada de shows com lotação máxima numa das casas alternativas mais respeitadas da capital paulistana, o Studio SP, além de outros clubes importantes como o Clash.

Logicamente que as redes sociais possuem papel fundamental na troca de conteúdo, mas é muito importante saber usar essa ferramenta sem ser inconveniente. É preciso saber fazer marketing haja vista que as gravadoras observam o sucesso dos músicos nesse laboratório virtual em busca de novas apostas. Por isso muitos artistas têm uma página na Internet para divulgar músicas e datas de shows ou simplesmente para fortalecer o nome na rede. Mas estar habilmente conectado é um requisito fundamental para atingir o público. Daí a importância de redes sociais como o MySpace, que não só facilitam a criação dos perfis músicos, como viabilizam a interação com o público. Com isso acredito ser possível que um artista chegue ao sucesso e consiga mantê-lo sem ter uma gravadora. Mas para que isso seja bem idealizado, é necessário antes de mais nada focar num planejamento de carreira, pois caso contrário tudo pode desaparecer num piscar de olhos.

E a Internet não está atraindo apenas os novatos. Mesmo os artistas consagrados renderam-se à facilidade de divulgação na Rede Mundial de Computadores. Bandas como Radiohead, por exemplo, utilizam os seus sites para disponibilizarem suas músicas gratuitamente. O cantor e compositor Marcelo Camelo publicou para download em um site na Internet 10 das 14 músicas do seu primeiro trabalho solo algumas semanas antes da chegada do CD às lojas. O grupo britânico Oasis,  lançou seu mais novo álbum “Dig out your soul”, no portal MySpace. Outro grupo bastante popular aqui no Brasil também está arrebentando na Internet. Trata-se dos pagodeiros do Sorriso Maroto. Só este ano já foram cerca de 300 mil downloads autorizados de músicas do grupo no site.

Ficou provado que a modernidade está apenas começando. Creio que vem muito mais por aí. A cada dia surge uma nova tecnologia. O celular, por exemplo, já é uma realidade e pode ser considerada como uma grande ferramenta de divulgação, pois já estamos com uma velocidade bastante razoável para fazer download/streaming de músicas inteiras sem necessidade de um computador. Bom, mas o legal disso tudo é que a Rede Mundial está sendo usada tanto pro trabalho como para o prazer também. É uma associação agradável. Com as ferramentas que temos hoje, os artistas podem deixar os fãs atualizados com o que estão fazendo e ao mesmo tempo proporcionar uma identidade com eles. Sem dúvida alguma hoje podemos afimar que a música encontrou seu principal atalho na Internet !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR