A coluna musical mais comentada da Internet !

Compositores:
os heróis esquecidos


Falta de visibilidade e de reconhecimento fazem os compositores brasileiros as mais novas vítimas do mercado

(06/03/2009)

O poder de uma música de sucesso é tamanho que ele pode colocar uma banda ou artista no topo das paradas, fazer com que haja um aumento da venda shows e abrir suas portas para o mercado estrangeiro. Só que muitas pessoas acabam esquecendo de um personagem principal nesse processo e que sem ele nem música existiria: o compositor. É, meus caros, o compositor hoje em dia é tratado como um herói incógnito, pois 90% do sucesso de uma canção, sem exagero algum, se deve a esse profissional. Até porque não adianta uma banda ou um cantor excelente, se não tiver música. Só que a falta de conhecimento, de descaso é tão grande com o compositor que um determinado artista ou grupo vende um milhão de discos e ele (o compositor) passa na rua e ninguém sabe. Pobre música brasileira que a cada dia que passa fica refém das gravadoras e da grande mídia endeusando uma parte e esquecendo a quem realmente merece um louvor.

Um dos exemplos desse descaso com o compositor ao qual estou me referindo é o descumprimento à lei municipal que prevê que, além do nome do cantor ou grupo, as rádios divulguem o nome do compositor de cada música.  Poucas vezes ouço um locutor ou apresentador especificar quem compôs determinada canção. Geralmente a gente só sabe quem canta e olhe lá. Considero o não cumprimento dessa lei um desrespeito ao autor, já que a matéria-prima do rádio é a música. Devemos lembrar que além da lei municipal, a Lei Federal 9.610, de 1998, sobre direitos autorais, também traz essa exigência. O grande entrave é que a legislação municipal, nesse caso, não traz nenhuma punição para quem deixar de cumprí-la. Porém, a empresa de radiodifusão que deixar de cumprir a lei federal pode ser obrigada a mencionar os nomes dos compositores no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração, por três dias consecutivos. Mas será que alguém cumpre isso a risca ?

No Brasil existem leis e leis e algumas muitos de nós desconhecemos pela nossa própria ignorância ou porque não são divulgadas com ênfase. Talvez isso ocorra por algum interesse ou pela incompetência mesmo da informação. Mas o fato é que  o que se vê hoje em relação aos compositores em algumas emissoras de rádios AMs e FMs é lamentável. Quem idealiza a grade de programação e os locutores têm pouca ou quase nenhuma preocupação em citar os autores, ficando o mérito apenas para o cantor, quando as músicas são executadas. Essa distinção fica evidente quando determinado artista conquista alguma premiação como melhor música e quem sobe ao palco para receber o prêmio na hora??? Logicamente não são eles, os criadores da obra, mas sim os intérpretes da canção.

Tá aí uma distinção que deve ser abolida no meio musical. É bem verdade que existem artistas que se mancam e fazem questão de destacar o nome do compositor da música. Mas isso é raro acontecer. Esse processo de desvalorização dos compositores acaba levando os mesmos a saírem do anonimato e se revelaram para a música. Lula Barbosa, Peninha, Alexandre Peixe são alguns dos compositores que conseguiram atingir a visibilidade do grande público depois que começaram a lançar Cds. É bom deixar claro que isso não quer dizer que estavam insatisfeitos com essa faltade visibilidade. Mas com certeza, inconscientemente, é algo que incomoda, pois você tem todo um trabalho pra compor, vê o público entoar os versos, e na hora apenas o intérprete é quem tem o reconhecimento. O compositor fica em segundo plano, esquecido.

Na Bahia, por exemplo, acontece muito essa falta de critério com os compositores. 90% dos compositores baianos não têm visibilidade. Além disso, muitos vivem em bairros de baixa renda e precisam exercer outras atividades profissionais, que nada têm a ver com o dom de compor, para sobreviver. Alguns não são alfabetizados, mas isso não quer dizer que eles não sejam inteligentes. Basta ver as músicas que conseguem produzir com maestria e com são sucesso em todas as micaretas. É preciso reconhecer que os compositores são os principais responsáveis pela matéria-prima que proporciona o movimento milionário desse mercado. Além do sucesso de suas músicas, eles merecem ganhar visibilidade e reconhecimento histórico. Tô falando alguma mentira ?


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR