A coluna musical mais comentada da Internet !

A música sem limites


Veja nosso incentivo e dicas para você que se acha incapaz de aprender um instrumento de corda

(05/12/2007)

Nessa última coluna do ano resolvi tratar de um tema que foge dos noticiários atuais, mas que tem muitas afinidades com o objetivo do Portal MVHP: o aprendizado com a música. Os milhares de visitantes que acessam nosso site, buscam em sua grande maioria as cifras, mas todos procuram de alguma maneira se aprofundar na prática e na teoria em seus instrumentos musicais preferidos. Recebo diariamente e-mails de pessoas idosas ou novas, sem talento ou com talento que sempre perguntam se eu acho válido eles aprenderem algum instrumento com a idade que possuem. E o que eu digo pra eles é que jamais desistam de seus ideais. A música não tem idade, cor, religião. Ela supera todas as adversidades. Por mais que você tenha limitações sejam elas na parte física ou na parte prática, nunca deixem de tentar, pois todas as tentativas são válidas. Eu mesmo quando comecei meu aprendizado de violão, achei que jamais conseguiria, novo daquela maneira, dedilhar uma corda, fazer um acorde e ao mesmo tempo executar um ritmo, pois considerava aqueles movimentos coisas para profissional. Mas acreditei. Respirei fundo e toquei a diante. Tanto que parti para o teclado, um instrumento tão complicado quanto o violão.

Muita gente acha que trabalhar e administrar um site como o nosso é algo extremamente fácil e que só envolve grana ou interesses pessoais. Mas quem pensou ou acredita sobre isso, se enganou redondamente. Acima de tudo, eu particularmente criei o site com o objetivo único de ajudar as pessoas e demover a elas dessa idéia de aceitar a derrota antes da hora. Nesses últimos 10 anos, a coisa que mais me emocionou foi receber e-maisl de deficientes visuais ou auditivos que estavam extremamente gratos a mim por porporcionar a elas um algo mais. Tá aí uma coisa que eu admiro nessas pessoas. Elas estão cientes de que possuem limitações, mas não se deixam abater e conseguem ver a vida de uma outra forma. E usam a música para driblarem todos esses problemas.

É esse exemplo que você, estudante rico ou pobre, que tem de seguir. Não podemos reclamar da vida quando existem pessoas do outro lado com determinadas limitações, mas que por outro lado são seres que progridem a cada dia, pois não deixam que isso os atrapalhem no aprendizado de um instrumento musical. Devemos pensar grande e acreditar até o último minuto naquilo que a priori parece impossível. É nessas horas que a gente se testa e vê que podemos ir mais além. Aprender violão, teclado, cavaquinho, flauta, violino, enfim, qualquer instrumento, do mais fácil ao mais difícil de se manusear, não é uma tortura, mas sim uma dádiva.

Procure se planejar, definir melhor os horários de seus estudos, investir, treinar muito, mas jamais deixe de acreditar em seu potencial, pois de nada adianta você treinar, treinar e achar que é incapaz de aprender algo. A confiança a base de tudo nessa vida.  Por isso que estamos ampliando cada vez mais nosso acervo de estudos e implementando vendas de apostilas virtuais que lhe serão úteis a toda essa ``luta``. Recomendo você, que tem ou não tem condições para se utilizar de professores particulares ou não tenha tempo para se deslocar para aulas, que invista nessa teoria feita exclusivamente pela nossa equipe, pois esse será um ingrendiente a mais para você seguir em frente e poder em breve dar um show a parte para seus amigos e familiares. 

Que Deus ilumine a todos nesse Natal e no próximo ano e desde já, agradeço pelo carinho e admiração pelo nosso trabalho. Que possamos estar juntos em 2008 progredindo cada vez mais e viabilizando muitas cifras, apostilas e teorias para vocês. Que nosso site seja não só referência em matéria de cifras, mas principalmente em matéria de música, pois a música não tem limites...


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR