A coluna musical mais comentada da Internet !

A falta de hits no mercado


Depois de um período fértil, mercado convive com a ausência dos hits musicais

(05/09/2007)

A maré não está pra peixe mesmo no mercado musical. Se já não bastasse a onda da pirataria que assola cada vez mais esse território e a baixa vendagens da indústria fonográfica, o problema agora está concentrado diretamente nos próprios artistas e compositores. O que estou tentando dizer é que, por incrivel que pareça, desde os tempos de Anna Júlia, Carla e Festa, não conseguimos ouvir mais Hits por aí. Pára pra pensar e ver se eu não estou com a razão. A gente liga o rádio, ouve programações das mais diversas e não tem uma música sequer que possamos destacá-la que esteja tocando por aí incessantemente. Nem mesmo o jabá está coseguindo reverter esse quadro. A que ponto chegamos, não é mesmo?

Mas essa é a realidade. É bom lembrar que tivemos um período aí, onde tinha hits atrás de hits tocando sem parar. Além dos já citados acima, Morango do Nordeste, Eguinha Pocotó, Baba Baby fizeram parte desse casting. É bem verdade que algumas dessas ``pérolas`` eram consideradas músicas comerciais, mas elas eram sempre presença marcante em qualquer festa ou evento. Era só tocar que o público se acabava na pista.

Hoje a tônica é outra. Não sei se o mercado está mais nivelado ou é falta de criação mesmo. Mas a falta de hits não quer dizer que a música nacional está uma porcaria. Nada disso. As vezes muitos hits num mesmo período podem dar um tom de que a indústria vai bem e por outro lado a falta dos hits mostra uma tendência de deficiência do mercado. Isso é muito relativo, pois a baixa onda de hits pode nos mostrar que os artistas cansaram de fazer música comercial e querem mostrar um repertório mais eclético e no mesmo patamar. Já vi muito artista ou banda por aí sendo ``sucesso de uma música só`` e quando esse momento acabou eles praticamente sumiram do mapa.

Por isso, acho que agora eles estão mais precavidos e tentando mostrar uma outra realidade para seus fãs. A única coisa que condeno é fazer regravações e mais regravações. Nossa música é rica de valores e não pode querer reviver músicas que já tiveram sua época. O verdadeiro artista é aquele que está sempre buscando novidades, se aperfeiçoando e mostrando novos projetos de ano em ano. De qualquer forma é sempre bom a gente ficar atento pra esse detalhe do hit, pois é ele que impulsiona e dita a carreira de qualquer artista.  Bom, agora é ligar o rádio e esperar...


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR