A coluna musical mais comentada da Internet !

O retorno do inesquecível
pop/rock


Rádio Táxi volta aos palcos com um novo CD e faz os saudosos relembrarem os velhos tempos

(04/07/2006)

Parece que o negócio de relançar grupos que fizeram sucesso na década passada pegou mesmo. Depois dos Mutantes, outra grande banda de Pop Rock dos anos 80 está de volta aos palcos. Trata-se do inesquecível Rádio Táxi que retoma suas atividades lançando um CD e DVD, gravados ao vivo, resgatando oito grandes sucessos e trazendo quatro músicas inéditas. Para os amantes dos anos 80, como eu, isso é um prato cheio ! Vale lembrar que, ao longo dos anos, o Rádio Táxi, para quem não sabe, emplacou um sucesso após o outro como “Garota Dourada”, “Coisas De Casal”, “Sanduíche de Coração” (tema de abertura da novela “Pão Pão, Beijo Beijo”, da TV Globo), “Você Se Esconde” (tema de outra novela global, “Roda De Fogo”), “Dentro do Coração (Põe Devagar)”, que recentemente fez parte de uma das cenas do filme “Os Normais” (2003), “Eva”, regravada por Ivete Sangalo, e “Um Amor De Verão”, recentemente regravada por Felipe Dylon. É sucesso que não acaba mais.

E esse retorno veio com a mesma formação de origem: Wander Taffo (guitarra), Lee Marcucci (baixo), Gel Fernandes (bateria) e Maurício Gasperini (vocais). Nesse novo trabalho, o Rádio Táxi criou novos arranjos para os grandes sucessos, como “Garota Dourada” e “Com o Rádio Ligado”, que ganharam uma pegada mais roqueira. O projeto inclui ainda canções inéditas, como “Código Morse” – um duelo de Wander Taffo com Tatiana Vinogradova, violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O repertório traz também uma releitura para o clássico de John Lennon, “All You Need is Love”.

A música brasileira, mais precisamente o mercado que não anda bem das pernas, é que ganha com a volta dessas eternas bandas. Quem não recorda de bandas como Capital Inicial, Blitz, Nenhum de Nós e tantas outras que retornam de forma significativa, com novos projetos, e trouxeram aquele brilho do passado para os tempos atuais. Estávamos precisando disso. A indústria estagnou e não cria mais nada de novo. Muitos só apostam nas regravações ou em formatos acústicos com todos os sucessos da carreira. E cá pra nós,essa fórmula já está bastante batida.

É provável que, com o retorno do Rádio Táxi, muitos orfãos da boa música voltem a prestigiar o pop/rock que perdeu um pouco a pegada. Isso sem falar que a chama desse cenário tão pacato de idéias novas voltará a ser acessa. O único receio que vejo nisso tudo é que esse retorno seja apenas para um CD como foi com o RPM que voltou às origens, arrumaram outra briga e encerraram definitivamente o ciclo. Todos estão ávidos pelos velhos ``novos`` sucessos. Queremos mais! Resta-nos esperar outras voltas marcantes. E quem será o próximo ? Você arriscaria algum palpite ?


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR