A coluna musical mais comentada da Internet !

Pobres compositores


Mercado aposta nas regravações e versões  e compositores caem no esquecimento

(10/06/2002)

O nosso país é rico em compositores. Existem por aí muitas canções bonitas, bem elaboradas, ou seja, verdadeiros poemas. Mas por incrível que pareça esses artistas não estão sendo valorizados. A quantidade de regravações ou versões é tão grande que a música chegou a virar um clichê. Só se vê, só se ouve por aí, bandas e cantores fazendo sucesso com regravações de músicas antigas e versões em cima de músicas estrangeiras, o que é humilhante para os compositores brasileiros que têm o duro trabalho de elaborar uma canção.

Será que pra ter sucesso, é preciso fazer uma nova roupagem de uma música antiga ou versões sobre canções estrangeiras? Insistem tanto em fabricar artistas e músicas que até parece que só temos compositores de quinta categoria no país. Quanta hipocresia com os novos talentos que estão por aí. Será que os cantores estão concordando com isso ou estão se submetendo às pressões das gravadoras? Os artistas têm que ter em mente que temos que valorizar nosso produto. A gravação de canções inéditas, de compositores brasileiros, é que valorizam a carreira.

Só que a história está sendo diferente. Cantores, grupos estão se deixando levar pelo sucesso fácil de regravações e versões. Estamos descreditados de nossa inteligência. Enquanto não acreditarmos no Brasil, como vamos acreditar em novos talentos brasileiros? Muitas vezes esses compositores, que temos que exaltar muito mais do que propriamente os intérpretes das canções, se vêem obrigados a seguir o fluxo do comércio, que se tornou a música. Portanto, se por acaso você se deparar com uma letra pobre, sem recursos e de baixo nível não caiam de pau nesses profissionais. Eles não têm culpa. Apenas estão sendo pressionados, pois caso não venham a seguir a regra, não terão o dinheiro no final do mês para sustentar suas respectivas famílias.

Não quero parecer saudosista, mas, a verdade é que um Vinicius, Noel Rosa, Chico como tantos outros, não virão mais. Ainda temos grandes compositores na ativa, e esses merecem ser valorizados. Mas como podemos valorizar nossa própria raíz se as pessoas que dirigem recorrem ao modismo, à música fabricada, ao estrangeiro e às regravações? A música está se transformando num grande monopólio. Artistas de nome que lançam músicas inéditas, não têm o trabalho destacado na mídia, ao passo que bandas e cantores sem talento algum, conseguem um grande espaço para mostrar canções melosas, sem originalidade e que estamos cansados de ouvir. Pobre música popular brasileira.....Vamos pensar grande e maltratar menos nossos verdadeiros artistas. Esses sim, são os vencedores!


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR