A coluna musical mais comentada da Internet !

Resgatando
os
compositores


Projeto Quintal do Pagodinho é criado e coloca os verdadeiros mestres da arte de compor em evidência

(12/10/2004)

Na música em geral o destaque maior sempre fica para os intérpretes das canções e aqueles que passaram horas traçando versos e poesias em forma de letra acabam esquecidos e desvalorizados pela mídia. Vale lembrar que se não fossem os compositores, muitos artistas que estão na crista da onda, hoje em dia, não estariam famosos e tão pouco nadando em rios de dinheiro. Pensando nisso, resolvi pesquisar se existe alguma tentativa de manter viva a imagem desses verdadeiros gênios das letras por intermédio de alguma entidade ou pessoas influentes no meio e acabei descobrindo um projeto que pode viabilizar isso que acabei de mencionar. Trata-se do Projeto Quintal do Pagodinho que nada mais é do que um projeto cultural com objetivo de resgatar o samba raiz e abrir novas oportunidades para os compositores que contribuíram e enriqueceram a cultura nacional. Lógico que esse resgate está mais direcionado para o gênero do samba, mas já é alguma coisa. Quem sabe depois disso outras empresas ou outros artistas representantes dos demais gêneros da música brasileira se conscientizem e lancem novos projetos como esse que coloquem em evidência os eternos compositores.

Sobre o Quintal do Pagodinho podemos informar que trata-se de um projeto criado pelo grande sambista Zeca Pagodinho e seu produtor musical Rildo Hora com o propósito de mostrar os autores de grandes sucessos como Leandro D´Menor, Zé Roberto, Maurição, Wilson das Neves, Alamir, Brasil, Gilson e muitos outros gravados não somente pelo Zeca, como também por Beth Carvalho, Almir Guineto, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, entre outros sambistas. A gravação do primeiro CD aconteceu em outubro de 2001 pela Universal Music, com lançamento oficial realizado no Canecão, em dezembro do mesmo ano, com a presença de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Banda Moleque, Rildo Hora, Benedita da Silva, Antonio Pitanga, entre outras personalidades e sambistas. Agora caminha com novos projetos ao lado da é + comunicação. Essa empresa conta com a parceria da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos no projeto cultural Quintal do Pagodinho. As empresas são responsáveis desde o planejamento, criação e produção de shows e de ações pelo Brasil e exterior. Os patrocínios para o projeto chegarão ao mercado amparados pela lei Roaunet, de incentivo à cultura.  

De acordo com os dados fornecidos pela Gravadora Universal Music o CD Quintal do Pagodinho já atingiu a marca de 80.000 (oitenta mil) cópias vendidas até maio de 2002. Esse trabalho sintetiza bem os verdadeiros ícones das composições de samba. Graças a essas pessoas, muitos sucessos nas vozes de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, por exemplo, chegaram ao ouvido de vocês. Vamos torcer para não parar por aí. E por falar nisso, atualmente, o Quintal do Pagodinho aguarda a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura para, então, dar início à comercialização dos shows, produção do novo CD, DVD, livro e um programa de TV. Se isso vingar, será a injeção de ânimo que faltava pra outros serem criados.

Mas vamos então falar exclusivamente dos grandes valores que ficaram mais cohecidos através desse projeto. Irei relacionar em tópicos para que sua leitura fique mais facilitada, ok? Vamos lá:

Zé Roberto – Parceiro de Adilson Bispo e compositor de “Vacilão” que é um dos sucessos do Zeca, com essa composição ganhou o Troféu de melhor compositor de 2002. No CD DEIXA A VIDA ME LEVAR a primeira faixa é dele e no DVD a inédita PENETRA .

Maurição – Autor e Interprete consagrado nas escolas de samba cariocas, campeão de vários sambas pelo GRES Império Serrano, é autor de vários sucessos gravados por Zeca, Arlindo Cruz e Sombrinha, Exaltasamba, Beth Carvalho, entre outros. É parceiro de Arlindo Cruz em uma das faixas do CD DEIXA A VIDA ME LEVAR.

Wilson da Neves – É considerado um dos maiores bateristas do Brasil e lançou no ano retrasado O SOM SAGRADO DE WILSON DAS NEVES, um dos grandes discos de samba dos últimos anos.

Alamir – Do bairro de Pilares, autor de sucessos do grupo Raça, Fundo de Quintal e Zeca gravou “Fumo de Rolo” e “Ta Ruim Mas Ta Bom”, no CD DEIXA A VIDA ME LEVAR.

Leandro D´Menor -  Compositor campeão na Beija-Flor, Leandro é gravado por grupos da nova geração como Pique Novo e Sensação, a autoria da faixa 13 do Cd DEIXA A VIDA ME LEVAR do Zeca.

Jorge Brasil – Autor de vários sambas gravados por Almir Guineti, Beth Carvalho, Grupo molejo, Bebeto, Reinaldo, Grupo Raça, Jovelina, entre outros. Gravou com Zeca Pagodinho O QUERER DE UM QUERER no  CD BOÊMIO FELIZ, PERFEITA HARMONIA no CD ÁGUA DA MINHA SEDE e SALVE ESTE MUNDO MENINO no CD DEIXA A VIDA ME LEVAR. Assina também duas faixas no CD SOU DO POVO de Leandro D´Menor.

Gilson Berrini – Autor de vários sambas de enredo nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo se sagrado Tricampeão pelo G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira, onde recebeu o prêmio Estandarte de Outo de melhor samba enredo no carnaval de 2000, além dos sambas dos anos de 2001 e 2003. Gravou a música NATUREZA ESPERANÇA no último CD de LECI BRANDÃO e BOLADA NAS COSTAS no CD DO REINALDO. Assina também duas faixas no CD SOU DO POVO de Leandro D´Menor.

Bidubi - é do Tuiuti e autor de sambas gravados por Almir Guineto e Zeca. Um dos autores do samba “Caxambu” ”, entre outros sucessos, também é um dos autores que tem samba gravado no CD “DEIXA A VIDA ME LEVAR”.

Jorge Macarrão (In Memorian) - Integrante do grupo Nosso Canto, que toca no Butiquim do Martinho, faz sua primeira gravação comercial.

Barbeirinho - Autor de vários sucessos gravados por Bezerra da Silva, Arlindo Cruz , entre outros, também é um dos compositores mais gravados por Zeca Pagodinho. (Parabólica / Cabelo no Pão Careca etc). No CD “DEIXA A VIDA ME LEVAR” gravou “Caviar” e no DVD, “Comunidade Carente”.

Efson – Parceiro de Nei Lopes em “Se o Brás é tesoureiro” e autor da faixa-título do CD “HOJE É DIA DE FESTA”  que Pagodinho lançou em 97. Já gravou com Jorge Aragão, Beth Carvalho, Grupo Molejo, entre outros.

Otacílio da Mangueira (In Memorian) – Participa  dos CDs de Pagodinho desde 1992. É parceiro de Ari do Cavaco no sucesso “O Carioca” e “Na Beira do Mangue”, gravada por Jair Rodrigues .

Dunga – É um dos poucos que já têm disco solo. É compositor do “Hoje tem Amor”, sucesso na voz de Martinho da Vila, também tem música gravada no ultimo CD do Zeca.

Luiz Grande – Parceiro constante de Barberinho, foi também parceiro de João Nogueira em “Maria Rita” grava em todos os CDs de Zeca Pagodinho.

Rhixxah – Puxador consagrado das escolas de samba cariocas. Esta tendo a chance, agora, de mostrar seu trabalho autoral, é parceiro do próprio Zeca no CD do QUINTAL e parceiro de Arlindo Cruz no samba “Corda Bamba”.

Carlos Roberto da Mangueira – Autor de “Pagodeiro Fino Trato” e um grande campeão de sambas da Mangueira. Luizinho Toblow – Parceiro de Noca da Portela, o compositor tem no último CD de Pagodinho a faixa “Shopping Móvel”. Além disso, tem músicas gravadas pelo Fundo de Quintal e Martinho da Vila.

Como vocês podem ver, só tem fera não é mesmo? E aí, será que depois dessa leitura os ouvintes vão se conscientizar que não são só os cantores que merecem os aplausos? São esses e muitos outros que ``deixam a vida nos levar``...


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR