A coluna musical mais comentada da Internet !

A volta do Rock


Ritmo volta com força total às paradas e promete se firmar de vez

(05/05/2002)

Atenção para uma boa notícia roqueiros de plantão: o Rock está de volta às paradas de sucesso e com força total! É isso mesmo. Até que enfim, a tão criticada mídia está dando oportunidade para novas bandas desenvolverem seu trabalho da melhor forma. Está na hora de ligarmos um rádio e parar de só escutar pagode, axé e sertanejo, isso sem falar no forró. Não tenho nada contra esses ritmos, acho até interessantes, pois são músicas românticas e que mostram os sentimento das pessoas, porém chega uma hora que enjoa e nossos ouvidos ficam extremamente cansados. Queremos coisas novas! E o rock, assim como outros estilos, pode realizar essa mudança radical.

É com alegria que podemos ver na mídia novas bandas fazendo sucesso como o CPM 22, Gritando HC, isso sem falar nas que estavam sumidas e voltaram com mais destaque como o Skank, Jota Quest, Penélope, Pato Fu, Tianastácia, entre outras que nem precisamos citar. Basta ir nas paradas e vê-las entre as mais pedidas. Em meio a esse momento de euforia pelo ressurgimento do rock nacional, um grupo, que foi a maior febre nos anos 80, retoma às origens e promete ser a grande bandeira pela permanência desse ritmo na mídia: o RPM.

O primeiro trabalho de Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e Paulo Pagni (o P.A.) juntos será um acústico MTV que promete ser inesquecível. Quem viveu aquela época, vai se emocionar com essa volta, pois o RPM arrastou multidões por onde passava e agora não será diferente. Prova disso, é que o grupo já tem sua música Vida Real como tema do Big Brother Brasil, um dos programas de reality show mais badalados do momento e de grande audiência nacional e internacional. Não é pra qualquer um. Só esse fato nos dá uma pontinha de esperança para que o verdadeiro rock volte, mas pra ficar.

Vale lembrar que os Los Hermanos e o Capital Inicial, ano passado, já eram os primeiros indícios de que dias melhores viriam para os roqueiros. O Sucesso da banda de Ana Julia e a volta do grupo que também marcou os anos 80, através de um Acústico MTV, podem ser considerados como o primeiro passo para o ressurgimento do rock. Está na hora da mídia se conscientizar e ver que há espaço pra todos os ritmos nas programações. A volta deste ritmo está tão empolgante que até me esqueci de citar outras duas bandas que marcaram grande presença nos anos 80. Trata-se da banda Uns e Outros e Finis Africae. Eles estão retornando com CDs ao vivo e alguns lançamentos inéditos. Que coisa boa, não é mesmo?

Pois bem, a rotina estraga qualquer atividade e na música não é diferente. Isso é até importante para o próprio pagode, axé, sertanejo e forró, pois com muita divulgação dessas canções, vai virando uma rotina e quem sofre são os próprios artistas, pois são massacrados pelos críticos de plantão. É preciso intervalos para isso. O Funk é o maior exemplo do que estou falando. Foi tão difundido e massificado, que o resultado está aí. Cadê o Funk? Ninguém ouve mais falar.  Desapareceu? Escafedeu-se? E por que? Cansou, né? Não preciso comentar mais nada. Como dizem os fissurados pelo som pesado: Rock na veia, galera!


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR