A coluna musical mais comentada da Internet !

A polêmica de Caetano!


Num momento conturbado no mundo, Caetano lança CD só com músicas americanas

(01/05/2004)

Nesse mês de abril eu não poderia deixar de comentar sobre um cantor de nosso país, e por sinal um mestre da MPB, que entrou numa polêmica mundial ao lançar um CD somente com músicas americanas. Trata-se nada mais nada menos que o nosso querido Caetano Veloso que tem em seu currículo letras marcantes, lembradas até os dias de hoje. O cantor e compositor baiano lançou o disco ''A foreign sound'' com 23 canções americanas, a maioria standards, um projeto que ficou num vai e vem na sua cabeça por 30 anos até finalmente chegar o dia D agora, com lançamento simultâneo nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. No repertório, Caetano prova mais uma vez que não tem preconceitos e "passeia" de Cole Porter ao grunge do Nirvana, passando por Elvis Presley e Stevie Wonder. O título do CD, por sua vez, foi tirado da música It´s Alright Ma (I´m Only Bleeding), de Bob Dylan. Um dos destaques é "Feelings", de Morris Albert e Louis Gaste, dedicada no disco a David Byrne. A música, cantada em inglês, foi, na verdade, composta por um brasileiro, mas fez sucesso no mundo inteiro.

O cerne da questão é que Caetano Veloso escolheu uma hora errada para prestigiar o som americano. Justamente agora quando o país comandado por Bush está sendo alvo de ataques terroristas e batendo de frente com o povo iraquiano que tem feito justiça com as próprias mãos sem piedade. Ao meu ver nós brasileiros temos que exaltar e encarnar de corpo e alma a nossa música. Nesse momento de restruturação mundial Caetano, com sua voz suave e afinada, poderia perfeitamente valorizar nossa música com algum projeto de canções brasileiras que ficaram na história. Sem dúvida alguma isso iria contar pontos importantes para o Brasil lá fora além do cantor poder concorrer, com mais coerência, aos variados prêmios latinos.

Outra polêmica ligada a esse lançamento é o fato de Caetano considerar que a canção americana é a melhor do mundo, pela riqueza que vai de compositores como Rodgers e Hart, Irving Berlim, Cole Porter, George e Ira Gershwin, passando pelos gênios do jazz como Duke Ellington, Miles Davis, cantoras como Ella Fitzgerald e Billie Holiday, colocando em segundo lugar a música cubana e, a seguir a brasileira. Será que a canção brasileira, tão rica em melodias e letras consegue ficar atrás da cubana? Realmente acho difícil aceitarmos essa questão, pois a MPB já revelou e ainda tem revelado artistas que viraram referências no exterior. Só pra ter idéia, alguns de nossos artistas conseguem ter mais repercussão em determinado país do que propriamente os artistas de lá. Cito como exemplo o Alexandre Pires que foi um fenômeno na Espanha e adjacências, sendo reverenciado, inclusive, com indicação ao Grammy Latino.

Vamos torcer para que o trabalho de Caetano Veloso tenha uma repercussão positiva não só no Brasil como no mundo, pois ele merece. Mas continuo a frisar que o momento não era propício para isso e que o cantor deveria ter valorizado mais o país onde nasceu, pois é aqui a terra das riquezas musicais e não no exterior. Eles é que têm que aprender a fazer música conosco e não a gente, mas como diz uma canção do próprio Caetano, cada macaco no seu galho. Mas uma coisa é certa nessa história toda: Caetano Veloso pode não ter acertado na escolha do repetório, mas que essa polêmica é um alto marketing para esse novo CD isso é !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR