A coluna musical mais comentada da Internet !

E viva o Samba !


Movimento completa mais um aniversário e mantém a chama acesa por onde passa

(05/12/2003)

Quem não gosta de samba bom sujeito não é/ É ruim da cabeça ou doente do pé/ Eu nasci com o samba,no samba me criei/ E do danado do samba eu nunca me separei. Esse trecho da música Samba da minha terra, composta em 1940 pelo grande Dorival Caymmi, descreve fielmente a importância desse gênero para a música. No início de dezembro festejamos o Dia Nacional do Samba e é por este motivo que apareço aqui para saudar e demonstrar meu singelo apoio a este movimento que revelou muitos expoentes para a música popular brasileira. Que o digam Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Carlos Cachaça, Zé Keti, Ismael Silva, Noel Rosa, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Alcione e tantos outros que representaram e ainda representam com dignidade esse gênero.

O detalhe primordial nessa história toda é que ninguém falou melhor sobre o nosso gênero musical mais popular do que o próprio samba. Repare para esses trechos que ficaram marcados na história e que deixam a chama sempre acessa desse movimento. Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio/o samba na realidade não vem do morro nem lá da cidade/ (Noel Rosa), Há muito tempo eu escuto esse papo furando dizendo que o samba acabou/ Só se foi quando o dia clareou/ (Paulinho da Viola),Samba, agoniza mas não morre/alguém sempre te socorre antes do suspiro derradeiro/(Nelson Sargento), Na minha casa todo mundo é bamba/todo mundo bebe e todo mundo samba ( Martinho da Vila), Aos poucos o nosso samba sem sentir se aprimorou/Pelos salões da sociedade sem cerimônia ele entrou/Já não pertence mais à praça, já não é samba de terreiro, vitorioso ele partiu para o estrangeiro (Cartola). E por aí vai, muitas outras letras que nos trazem alegria e satisfação.

O que acontece hoje em dia é que por mais que a mídia deixe de lado esse gênero, o Samba sempre vai ser lembrado por nós que pensamos na qualidade. Tentam denegrir a imagem do samba. Tentam ofuscar o brilho dos áureos tempos em que Cartola e Noel Rosa eram celebridades do movimento. Tentam de tudo, mas o Samba é mais forte que isso tudo. Vou até mais além. Acho que todo dia 2 de dezembro, quando é comemorado o Dia do Samba deveria ser feriado nacional, pois é algo que já se transformou em símbolo maior da nossa Cultura.

Muitas pessoas não viveram o apogeu do samba e por isso desconhecem a grandeza que esse gênero representa para a cultura brasileira. Eu recomendo a todos que são influenciados pelos produtos descartáveis ou grupos pré-fabricados que recorram aos livros antigos e estudem um pouco mais sobre o partido alto. Como diz João Nogueira, num de seus muitos sucessos, o ``Melhor é viver cantando, as coisas do coração e é por isso que eu vivo no clube do samba, nesta gente bamba eu me amarro de montão``.


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR