A coluna musical mais comentada da Internet !

2003: Mudança
ou   Mesmice


Novo ano se inicia e com ele perspectivas de dias melhores ou não na música

(05/01/2003)

Mais um ano se passou e estou aqui de novo para abordar tudo que rola no cenário musical de nosso país. 2003 já pintou e com ele, nós, amantes da boa música, torcendo para que nesse ano possamos ver e ouvir coisas novas, mas de qualidade. A música brasileira se transformou, ao longo do tempo, num verdadeiro mercado, ou melhor, num balcão de negócios, onde só tem vez a música descartável, considerada intocável pelos empresários, gravadoras e veículos de comunicação. É intocável, pois dá $$ no bolso deles, e quem acaba pagando por isso, são os artistas de longa data, verdadeiros precursores da boa música, que hoje estão sem espaço na programação da maioria das rádios brasileiras. O jeito é ir para o exterior e tentar fazer sucesso lá fora, pois no atual panorama, só conseguirá espaço aqui, quem se enquadrar.

Isto é uma vergonha. É preciso mudanças ! Calma, não sou político não, apenas estou defendendo uma classe de artistas discriminados pela mídia moderna. Estive conversando com verdadeiros monstros sagrados da música brasileira, e todos foram unânimes em afirmar, que o mercado, hoje em dia, está mais preparado para o produto descartável mesmo, e quem não conseguir se manter fiel às suas origens, corre o risco de ser execrado por esses ``Donos da Comunicação``, verdadeiros manipuladores da mente das pessoas.

Os exemplos estão aí. Não preciso citar nomes, para não criar um clima hostil, mas é so reparar nesses exemplos.  Tem bandas Gospel virando bandas de Rock, sertanejo que virando romântico, pagodeiro que virou pop, e roqueiros, que devem ter vergonha de assumirem esse status, apresentando músicas sem total identidade com o gênero que adotaram. Dá pra perceber  também que há muita gente boa aí esquecida e que continua tentando se manter fiel às suas origens. Quando você notar a ausência de alguém importante nas rádios brasileiras, atente-se para esse fato que enumerei acima. Ele não está nas rádios, não porque parou de cantar, mas sim porque não se enquadrou no que o mercado quer.

Quem está certo nessa história? Ao meu ver, o artista que encarna de corpo e alma o gênero que se identifica. Ele não precisa se ``prostituir, para conseguir essas regalias nas emissoras de Tvs e Rádios. Sua música é de qualidade. Apenas não tem espaço, pois o jabá fala mais alto nessas horas. Aproveitando essa euforia toda pelo novo presidente de nosso país, espero que as pessoas se conscientizem e possam adotar mudanças nessa área musical brasileira, pois caso contrário o fundo do poço é logo ali...


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR