A coluna musical mais comentada da Internet !

Tribalistas:
O novo fenômeno musical


Trio composto por nomes de peso da MPB é a nova onda do momento

(25/12/2002)

``Já sei namorar/ Já sei beijar de língua/ Agora só me resta sonhar..``. Essa você já tá cansado de cantar e escutar, né mesmo? Pois é, esse é um dos sucessos do grupo que é o novo boom do momento, desbancando os Baba Babys de Kelly Key e as marés de Jorge Vercilo. Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes é o trio que responde pelo nome de Tribalistas, o mais ``novo fenômeno da novíssima MPB``. Quem ouve o disco, tem a impressão de que se trata de um novo Cd de Marisa Monte, tal é o destaque dela em todas as faixas, porém é preciso deixar claro, que há presença de outros dois parceiros, apesar deles não serem muito notados.

A idéia do projeto "Tribalistas" surgiu em março de 2001, logo após o Carnaval em Salvador, na Bahia. Com muito sacrifício eles conseguiram juntar as agendas e ficaram isolados durante uma semana criando o novo trabalho. Nesse tempo surgiram quase 20 músicas que foram sendo aprimoradas em trocas de emails e telefonemas, numa tentativa de dar continuidade à idéia mesmo com os compromissos pessoais de cada um. Segundo a produção, foram dois dias de ensaio e 13 dias corridos de gravação que totalizaram quase 300 horas de esforços. Das 20 músicas originalmente compostas no primeiro encontro, 13 foram selecionadas para o disco.

Muitos críticos acreditam que o trio foi montado com pretensões a criar um movimento cultural na música brasileira, pois é óbvia a referência à saudosa época dos movimentos dos tropicalistas, dos bossa-novistas e jovem-guardistas. Apesar disso, não esperem que Tribalistas, o disco, seja manifesto que proponha novos rumos para a música de nosso país. Está muito longe de acontecer. No encontro entre Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes fica demonstrado, acima de qualquer coisa, o perfeito entrosamento entre os três artistas na tentativa de expressar, por meio de canções, as idéias que compartilham sobre o assunto música. O Disco parece marcar mais um encontro do que propriamente um movimento. Trata-se de um projeto musical para acabar com a mesmice que paira sobre o cenário musical nacional.

Vale ressaltar que não é um grupo fabricado, como muitos que estão na crista da onda, mas é nítido a intenção de se criar um projeto diferente para mudar o caos que se instalou na MPB. E parece que conseguiram, pois não se fala em outra coisa que não seja Os Tribalistas. Fazendo uma análise mais concreta sobre o trabalho, pode-se dizer que eles não decepcionam, mas para quem conhece a música feita em carreiras solo por cada um dos três envolvidos, não consegue achar o trio tão surpreendente. É apenas uma novidade que tem tudo pra dar certo, mas precisamos ter cautela. Espero que isso não seja apenas ``moda`` e possa render muito mais que um CD, DVD e VHS. Mas parece que os fãs dos Tribalistas terão que se ater somente a este CD.  Para provar isso, é so prestar atenção nos versos daa música-manifesto, que se esclarecem, definitivamente, as intenções desse encontro: ‘‘O tribalismo é um antimovimento/ Que vai se desintegrar no próximo momento/ O tribalismo deve ser o que você quiser/ Não tem nada a fazer a não ser o que se é...`` Desanimador, né?!


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR