A coluna musical mais comentada da Internet !

Cadê o
Axé Music?


Ritmo anda esquecido pela mídia que no momento o considera decadente

(20/08/2002)

Alô, Alô, alguém aí sabe me informar por que os grupos baianos não estão aparecendo mais na mídia ? Essa é uma pergunta que não quer calar. Marcado por uma euforia em todas as rádios do país, desde a década de 90, o Axé Music simplesmente desapareceu dos veículos de comunicação no momento. Se você notar bem, só se destacam no meio cantoras como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, que por sinal apresentam repertórios mais românticos do que propriamente com as características da batida baiana. Mas em termos de bandas, é dificíl a gente garimpar pelo menos 5 pra falar aqui.

Só pra ter idéia, o Tchakabum, por exemplo, só voltou a tocar nas rádios devido ao sucesso do Kléber BamBam no Big Brother Brasil quando ele dançava sem parar o hit Onda. Quem não se lembra: ``Onda, onda, olha a onda...Onda onda, olha a onda..`` E mais recentemente o Olodum ficou em evidência devido à seleção brasileira de futebol. Eles colocaram o hino nacional na batida do axé e esse fato foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação, porém já caiu no esquecimento novamente. Lógico que não podemos generalizar, visto que de vez enquando aparecem alguns grupos aí com alguns sucesso, mas já não é mais a mesma coisa.

Antigamente, assim como o pagode, o axé music era figurinha carimbada nas rádios. De repente com a vinda de outros ritmos, o axé foi se tornando esquecido e muitas bandas que até então eram sucesso absoluto, ficaram no anonimato. Por outro lado acredito que a música baiana foi se tornando muito apelativa como o funk, e repetitiva também, fazendo com que as gravadoras não se interessassem mais pelo produto. Ao meu ver, acredito que o problema é exclusivo das gravadoras, que são formadas por pessoas que estão aqui exclusivamente para vender. O problema não é do público e dos artistas. Muitas bandas são prejudicas por isso. Uma gravadora pode perfeitamente alavancar a carreira de um grupo ou cantor, mas ao mesmo tempo, pode acabar com ela e foi o que aconteceu com o axé, que é amplamente divulgado pela mídia como um ritmo decadente.

A música brasileira tem a incrível capacidade de se renovar. A Bahia, então, aparece e explode em todos os lugares. Vamos torcer para que o Axé Music volte com força total às radios de nosos país, mas com mudanças signifificativas. Não podemos aceitar que esse ritmo continue com a vulgaridade presente em suas canções. Nós não queremos aprender a "Dança do Vampiro", ou a "Dança da Bundinha", ou a dança que estiver na moda. Nós queremos letras com qualidades e menos repetivivas melodicamente, visto que tempos atrás a melodia das músicas eram sempre a mesma, mudando-se apenas a letra. Vocês baianos ainda tem muito pra nos encher de alegria. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR