A coluna musical mais comentada da Internet !

O sucesso do youtube para os anônimos da música


Site de vídeos mais popular da Internet vira ferramenta para muitos artistas anônimos que pretendem atingir a fama

(03/03/2011)

``Vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não, não vou não, quero não."  Essa música, com uma letra ingênua, mas erótica, onde  o homem se submete à patroa, por incrivel que pareça está dominando as paradas de sucesso do país. Trata-se do hino das mulheres mandonas e que acabou estourando numa casualidade recifense. Um grupo de garotos encenou um clipe da música numa praia e, sem temer o ridículo, postou-o no site de vídeos YouTube. Em poucos meses, houve milhões de execuções. Acordado pela filha, Reginho (o vocalista) correu a uma lan-house e comprovou o início do sucesso. Depois correu mais um pouco, arranjou um empresário e tratou de melhorar a primeira gravação. Esse sucesso repentino nos traz a tona uma realidade que está sendo benéfica para a cena independente do país: o youtube como uma ferramenta de impulsionar a carreira.

E os exemplos do lado benéfico que o youtube pode proporcionar para quem quer mostrar seu talento ou ficar famoso não páram por aí. Aqui no Brasil mais 2 casos recentes mostram a importância desse site de vídeos popular da Internet. A forrozeira Stephany, de 18 anos, já tem dois CDs lançados e pode ser considerada uma celebridade no Piauí, onde nasceu. Mas são os clipes caseiros que postou no YouTube os responsáveis por ampliar seu fã-clube para o sul do país. O mais recente é Eu sou Stefhany, versão “arretada” da balada romântica A thousand miles, da cantora Vanessa Carlton. Desde 2009, o clipe teve mais de 550 mil acessos. O número supera até mesmo o de alguns vídeos de colegas de estilo, como Elba Ramalho e Frank Aguiar. No clipe, Stefhany joga o cabelão para os lados, toma um banho de espuma e imita a coreografia sexy do vídeo Single ladies, de Beyoncé. Tudo para provar que é “linda e absoluta” e não está nem aí para o descaso do namorado.

O cantor carioca D’Black foi um dos maiores fenômenos da música brasileira em 2008. Ele também conseguiu ascensão através do youtube. O jovem artista compôs o hit intitulado 1 minuto, onde canta ao lado de Negra Li.  Romântica, Um minuto saiu direto da internet para os alto-falantes da moçada. Foram milhares de visualizações que tornaram o cantor uma das principais revelações da música nacional daquele ano. A música também despertou sentimentos. Ela foi entoada, de forma emocionada, por grande parte dos dolescentes no enterro de uma de suas fãs, Eloá Cristina Pimentel, sequestrada pelo namorado e assassinada dentro de casa, no ABC paulista. Se tornou uma espécie de hino de despedida.

E quem pensava que o sucesso do youtube era a nível nacional, se enganou redondamente. Depois de lançar o astro teen Justin Bieber, o Youtube revela mais um talento mirim. A pequena Heather Russel, de apenas 10 anos, é um sucesso no canal de vídeos, com mais de 100 mil visualizações e já está sendo comparada à Mariah Carey. Os vídeos com as composições da menina chamaram a atenção do produtor musical Rob Fusari, que é responsável por singles de cantoras como Lady Gaga e Beyoncé. A parceria com Fusari ajudou a garota conseguir um contrato para gravar um disco.  O último vídeo de Heather Russel foi postado por Fusari na terça-feira, dia 15 de fevereiro e já tem mais de 96 mil visualizações. No clipe, ela aparece ao lado do pai James Russel e canta a música Every step of the way. Vale lembrar que Justin Bieber também começou a fazer sucesso depois que suas apresentações no Youtube foram vistas pelo produtor Scooter Braun, em 2007.

O youtube oferece uma gama de possibilidades pra ficar famoso. São muitas pessoas querendo que esse fato se realize. Logicamente que não é possível que todos, que postem vídeos no site, sejam um dia reconhecidos, já que a quantidade de gente querendo a mesma coisa é muito grande. O vídeo só vira sucesso, quando algo realmente é interessante para algumas pessoas e acaba expandido para outras e assim vai. Geralmente o que acontece é muita sorte. Mas não vai achando que esse sucesso espontâneo pode acontecer com qualquer um. Pra você virar um cantor famoso ou uma celebridade na web não basta cantar bem. Você tem que realizar tomadas muito criativas usando vários recursos de vídeo desde da edição até a própria forma de gravação e na qualidade da imagem e audio. A realidade é uma só: o youtube veio pra revolucionar o mercado dos anônimos. Só espero que não haja espaço para produtos descartáveis como já estão começando a aparecer por aí. Enfim, vamos rezar...


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR