A coluna musical mais comentada da Internet !

Seja seu próprio dono


Exemplo de Beto Barbosa mostra que é possível o artista independente gerenciar sua própria carreira e colher frutos

(21/09/2010)

Beto Barbosa, o rei da lambada, acaba de ressurgir na TV através de um comercial de cerveja. Muitas pessoas ficam sem entender como um artista, que estava sumido do mercado, consegue uma tacada de mestre ao ser escolhido para ser garoto propaganda de uma marca importante. Jabá? Sorte ? Nada disso. Apenas marketing pessoal aliado à muito trabalho e inteligência em gerenciar à própria carreira. É isso mesmo, o cantor está sem gravadora e se vira sozinho, sem assessores ou escritórios terceirizados. De acordo com Beto em recente entrevista, hoje ele é uma empresa, onde faz  tudo sozinho. Aluga estúdio, grava e distribue por conta própria. Chega a fazer 50, 60 mil cópias de um CD e sai dando para os fãs. Assim, tem a certeza de que ele vai tocar, todo mundo vai ouvir e marcar presença em seu show. E minha coluna desse mês vem justamente mostrar como o artistas independente ou o que está no ostracismo, tem de se comportar para driblar as dificuldades e colocar ordem sobre sua carreira, sem depender das migalhas do mercado e dos altos custos de uma produção industrial.

Claro que muita gente vai afirmar que comparar um cantor que já fez sucesso e que por isso já escreveu seu nome no mundo da música com um jovem que está surgindo agora no mercado é covardia. Porém, nome não quer dizer nada. Os exemplos estão aí. Vejo muitos artistas da antiga que ainda estão no cenário sem serem notados pela mídia. Ao passo que outros que mal vindos do berço, fazendo um sucesso meteórico. Isso é resultado de uma carreira bem gerenciada e resolvida. Mas para que não precisemos depender desse tipo de ajuda, o novo ou velho artista tem que saber caminhar com as próprias pernas, por mais difícil que seja. Afinal, crescimento na carreira envolve sacrificio, entrega. Se fosse fácil todos dirigiriam uma ferrari, não é mesmo? Por isso tenha sempre em mente administrar sua própria vida artística. Não espere que algúem pegue em sua mão, vá até à sua casa ou estúdio e lhe faça uma proposta.

Outra coisa que você tem de ter em mente é seu próprio conhecimento. As pessoas não são iguais, tem diferentes dons e talentos. Descubra o que diferencia você dos outros artistas do seu gênero preferido e invista nisso. Pode ter certeza que você crescerá muito. Caso contrário será apenas mais um esforçado na área errada. Juntamente a isso invista tempo em conhecer, mesmo que de longe, artistas que você admira muito e que podem lhe acrescentar algo de positivo. Não existe nada mais importante para o crescimento do que conhecer a pessoa certa e estar no lugar certo. Além disso, tente assumir seus erros. Isso dignifica sua pessoa e mostra a sua capacidade de auto-crítica. Somente quem auto se critica pode se corrigir e alçar vôos mais altos dentro da profissão.  Pescou ?!

Feito tudo isso, agora é a hora de você dar pra receber. Não fique pensando logo no início de sua carreira na questão financeira. Tenha em mente que seu marketing pessoal está em jogo e por isso você precisa ``vender seu peixe``, mesmo que por enquanto tudo seja feito sem nenhum tostão em troca. Nesse mercado só se destaca quem tem uma excelente estrutura por trás ou quem sabe mostrar seu talento na hora e no lugar certo. Portanto, faça apresentações voluntárias, trabalhos temporários. Há sempre algum bar ou shopping precisando de uma incrementada musical e através de cada relacionamento pode se esconder uma grande porta.

Por fim, a Internet é a melhor a mais fiel ajuda de divulgação de seu produto. Hoje em dia, com as aparelhagens e softwares modernos, você consegue montar um estúdio em sua própria casa. Feito isso, invista em você e divulgue suas músicas através de fóruns, orkut, facebooks, twitter, etc. Lembre-se que muitos músicos independentes conseguem ter mais nome na Europa do que no próprio país de origem por exatamente jogar na internet as faixas de seu disco. Possibilitando o acesso do público à sua obra, o artista encontra o nicho e passa a ganhar com shows contratados. Mas para isso seja pró-ativo. O mercado pune os obsoletos e desinteressados. Jamais utilize de métodos ilícitos para crescer, somente pensando em si mesmo. É como construir um castelo na areia. É frágil e desabará em breve. Se você tem talento, logo logo vai aparecer. Tenha coragem de arriscar, faça diferente !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR